Siga nossas redes sociais
Logotipo - Grupo de vereadores defende o fim do uso de máscaras em ambientes abertos e fechados em Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Grupo de vereadores defende o fim do uso de máscaras em ambientes abertos e fechados em Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Legislativo

Grupo de vereadores defende o fim do uso de máscaras em ambientes abertos e fechados em Caxias

Apoio dos vereadores Olmir Cadore e Adriano Bressan, líder e vice-líder do governo Adiló, causou mal-estar entre integrantes da administração

Colunista - André Tajes

andre.tajes@serraempauta.com

Facebook Sandro Fantinel/Reprodução/Divulgação
Foto Principal - Notícia

Um grupo formado por sete vereadores protocolou no final da manhã desta terça-feira (19), uma indicação à Prefeitura de Caxias do Sul que sugere a elaboração de um plano para o fim do uso de máscaras em ambientes abertos e fechados em Caxias do Sul. O documento é assinado pelos vereadores Adriano Bressan (PTB), Alexandre Bortoluz (PP), Maurício Marcon (sem partido), Maurício Scalco (Novo), Olmir Cadore (PSDB), Ricardo Daneluz (PDT) e Sandro Fantinel (Patriota).

Chama a atenção o posicionamento de Cadore e Bressan, respectivamente, líder e vice-líder do governo municipal na Câmara de Vereadores. A decisão dos dois coloca uma parcela da população contra o prefeito Adiló Didomenico (PSDB) e a secretária da Saúde, Daniele Meneguzzi.

Nos bastidores, o apoio de Cadore e Bressan reperticiu de forma negativa.

"Eles colocaram o prefeito num brete. Isso é marketing político. Para o Adiló é péssimo. Que tipo de gente ele tem ao redor", questionou uma fonte ouvida pela reportagem.

Cadore defende o fim da obrigatoriedade do uso de máscara devido a vacinação em Caxias ter alcançado 50% das pessoas com a segunda dose ou com a imunização completa, além do baixo índice de internações com covid-19. Ele diz ainda que a maioria das pessoas não estão mais usando a máscara no dia a dia.

O líder de governo reconhece o mal-estar entre integrantes da administração municipal, mas disse que Adiló recebeu a indicação com naturalidade.

O texto defende a flexibilização do uso de máscaras baseado no aumento da imunização da população, e cita o exemplo dos Estados Unidos, além da iniciativa pretendida pela cidade do Rio de Janeiro, que estabeleceu uma estratégia em etapas de redução das medidas restritivas, conforme a evolução de sua campanha de vacinação.

Segundo a indicação, Caxias do Sul já alcançou 73,41% da população já imunizada com ao menos uma dose e 48,37% com imunização completa.

"A campanha de imunização em nosso Município demonstra ótimos resultados e nos permite planejar de forma responsável a redução das medidas restritivas no Município", diz o documento.

A assessoria de imprensa da Secretaria da Saúde informou que a pasta vai seguir as orientações do Estado e do Ministério da Saúde.

Leia também:
José Ivo Sartori recebe Medalha do Mérito Farroupilha da Assembleia
Prefeitura de Caxias recua e mantém idade mínima de 50 anos para demolição de imóveis
MDB reúne lideranças de cinco regiões nesta sexta-feira, em Caxias
Márcia Pedersetti assume como prefeita de Garibaldi
Famílias do Floresta II, em Caxias, fazem cadastramento para regularizar seus lotes

Tags:

Legislativo Câmara de Vereadores de Caxias do Sul indicação obrigatoriedade uso de máscara Olmir Cadore Adriano Bressan Adiló Didomenico Caxias do Sul