Trupe de Maricas apresenta também sessão de "É tudo fruto da imaginação" para o público em geral no Espaço Cultural Tem Gente Teatrando
redacao@serraempauta.com
30.08.2022 - 16h21min
O grupo de teatro Trupe de Maricas, de Caxias do Sul, estreia nesta quarta-feira (31) seu primeiro espetáculo de palco, com circulação em quatro escolas públicas e um centro assistencial.
Escrito e interpretado pelos artistas Angelita Bianchetti, Darlan Gebing, Junior Alceu Grandi e Milena Schäfer, "É tudo fruto da imaginação" terá sessões gratuitas, de 31 de agosto a 2 de setembro, para estudantes das escolas municipais Assis Brasil, Luiz Covolan, Carlin Fabris e Ramiro Pigozzi, além do Centro Assistencial Vitória, no Bairro Planalto. O circuito encerra no sábado (3/9), às 16h, com apresentação para o público em geral no Espaço Cultural Tem Gente Teatrando.
Com orientação cênica de Zica Stockmans, a peça conta a história de quatro amigos que se encontram ao redor de uma mesa para compartilhar memórias da infância. Mariola Ácida, sempre divertida, recorda das manhãs de domingo na casa dos pais. O doce Joca Melado lembra de sua experiência com o canto e o voo de Walter, o quero-quero. A arteira Babalú conta como conheceu Trompente, o inigualável pente-artista. Já o respeitável Dr. Alceu faz suas estripulias para tentar inventar algo genial e nunca antes criado.
Inspirados na linguagem da palhaçaria, os quatro personagens prometem gerar afetos em crianças e jovens, com riso e alegria.
"O espetáculo surge a partir de um desejo que a Trupe tinha de montar seu primeiro trabalho cênico para circular pela cidade. Nas nossas conversas, encontramos muitas interseções entre os quatro atores, a partir de histórias das nossas infâncias, do nosso cotidiano e também dos estudos que fazemos sobre palhaçaria desde 2019. Esses personagens que criamos nos forneceram vários elementos para o que depois se tornaria as histórias que são contadas no palco. Então a peça é um produto cênico que surgiu depois de meses de pesquisa", conta o ator Darlan Gebing.
Um dos personagens em cena é o Dr. Alceu, um cientista um tanto atrapalhado que sonha em inventar algo revolucionário, mas precisa lidar com a frustração de nunca atingir seus objetivos.
"Uma das coisas que o Dr. Alceu nos ensina é que dificilmente a gente inventa algo totalmente novo. As grandes invenções da humanidade foram, na verdade, coinvenções. É o processo humano que traz coisas novas à tona. Essa ideia da colaboração é o pano de fundo da história. O lance é que a gente está coinventando coisas o tempo todo. Ninguém inventa nada sozinho", reflete Junior Alceu Grandi, artista que dá vida ao inventor.
Para Zica Stockmans, atriz e diretora com mais de 30 anos dedicados à formação artística em Caxias, a força do espetáculo está no olhar afetivo da Trupe de Maricas e nas conexões estabelecidas com a plateia.
"Eu gosto muito do resultado porque as histórias foram criadas/vividas e recontadas pelos integrantes da Trupe, num tom afetivo e divertido, com soluções inusitadas. Esta liberdade artística é a potência do trabalho, pois propõe inovação tanto no conteúdo como na forma", avalia.
Serviço
:: O que: circulação do espetáculo "É tudo fruto da imaginação", da Trupe de Maricas.
:: Quando: de 31 de agosto a 3 de setembro.
- 31/8 (quarta): 10h30min, na Escola Assis Brasil; 14h, na Escola Assis Brasil;
- 1º/9 (quinta): 8h, na Escola Luiz Covolan; 10h, no Centro Assistencial Vitória; 14h, no Centro Assistencial Vitória; 16h, na Escola Luiz Covolan;
- 2/9 (sexta): 7h30min, na Escola Carlin Fabris; 9h, na Escola Ramiro Pigozzi; 14h, na Escola Ramiro Pigozzi; 16h, na Escola Carlin Fabris;
- 3/9 (sábado): 16h, na Tem Gente Teatrando - Espaço Cultural, na Rua Regente Feijó, nº 37, Bairro Rio Branco.
:: Quanto: As sessões nas escolas são gratuitas e exclusivas para estudantes e professores. Os ingressos para a apresentação na Tem Gente Teatrando custam R$ 30. Estudantes e idosos pagam meia-entrada; ingressos reservados até a véspera pelo Instagram @trupedemaricas também custam R$ 15.
Leia também:
Tatiane Frizzo propõe criação de Fundo Municipal dos Direitos da Mulher em Caxias do Sul
Antônio Giacomin lança coleção focada na religiosidade brasileira
Câmara de Caxias promove oficina de produção de textos para escolas inscritas no Vereador por um dia
Governo municipal anuncia ações para a habitação em Caxias do Sul
Partido Verde de Caxias do Sul tem novo comando
Tags:
Cultura espetáculo grupo de teatro Trupe de Maricas Caxias do Sul estreia peça escolas públicas