Parceria com a Universidade de Caxias do Sul aproxima empresa do ambiente acadêmico, da pesquisa e da inovação
redacao@serraempauta.com
14.03.2024 - 11h26min
O grupo Bertolini acaba de firmar uma parceria com a Universidade de Caxias do Sul (UCS) e passa a ser empresa residente do Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação da instituição, o TecnoUCS. A inauguração do espaço de 82 metros quadrados da Bertolini no TecnoUCS foi realizada na terça-feira (12).
Acesse a lista de transmissão no WhataApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.
Para o CTO do grupo, Jeferson Bertolini, mais do que a presença no Campus e o compartilhamento de um espaço físico, a parceria com a UCS representa o reforço de uma das características iniciais da empresa: a inovação.
"A primeira geração, os fundadores da Bertolini tinham enraizada essa questão da inovação e nós queremos manter essa característica. Essa parceria é um novo passo na história da Bertolini. Sempre estivemos muito focados em desenvolver nossas habilidades. Queremos compartilhar esse desenvolvimento e também aprender coisas novas. Compartilhar conhecimento", afirma.
Assim como a Bertolini passa a ter um espaço na UCS, a ideia é que os pesquisadores e acadêmicos também tenham na empresa uma possibilidade de "campo de pesquisa". Ou seja, a Bertolini abrirá suas portas para visitas guiadas e estará atenta aos movimentos ocorridos no ambiente acadêmico.
O reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech, comenta que está muito satisfeito com a vinda da Bertolini, pois isso representa a regionalização do TecnoUCS. A empresa de Bento Gonçalves é a primeira sediada fora de Caxias do Sul a se tornar residente no espaço.
"Percebemos o cuidado da Bertolini com o conhecimento e o aprendizado contínuo. E isso poderá ser impulsionado ao colocarmos à sua disposição o que temos de melhor: os nossos profissionais, para além de nossas estruturas físicas, pessoas dedicadas a transformar o mundo em um lugar melhor a partir do conhecimento, que gera tecnologia e inovação", afirmou.
Durante a cerimônia de inauguração do espaço Bertolini no TecnoUCS, a pró-reitora de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, professora Neide Pessin, reforçou a característica comunitária da Universidade, suas conexões e cooperações tendo em vista o compromisso com o desenvolvimento, o futuro e a sustentabilidade.
"Esses enfoques são comuns à UCS e à Bertolini, instituições de 57 e 55 anos, respectivamente, extremamente alinhadas em seus propósitos", considerou Neide, projetando conquistas compartilhadas.
O coordenador do TecnoUCS, professor César Panisson, explica que o Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação tem entre seus objetivos potencializar e tornar as empresas mais competitivas, explorando novas oportunidades.
Além das empresas residentes, o TecnoUCS conta com 37 startups e deve chegar ao final de 2024 com 50 startups.
"É um ambiente com muitos mestrandos, doutorandos e com muito conhecimento de mercado. Eles propõem soluções em diferentes áreas, como financeira, digital, de recursos humanos, entre outras. Assim, é muito comum que ocorram projetos colaborativos entre as empresas residentes e as startups que compartilham do ambiente", esclarece Panisson.
O ecossistema de inovação da UCS reúne 90 empresas, entre residentes, incubadas e startups, incluindo Marcopolo, Instituto Hercílio Randon, Ford e Sicredi. Conectando mais de 2,8 mil empresas, instituições, entidades de classe e prefeituras via prestação de serviços.
Leia mais:
Inicia manutenção de canal pluvial no Bairro Planalto, em Caxias do Sul
Cobra sucuri amarela passa por tomografia em Caxias do Sul
Comissão define data para desfiles das escolas de samba de Caxias em 2025
Governo Federal antecipa 13º salário de aposentados e pensionistas
Plano de Mobilidade de Caxias do Sul será apresentado à comunidade
Tags:
Novo residente Bertolini Bento Gonçalves integra TecnoUCS UCS Caxias do Sul