Últimas notícias de Caxias do Sul

Logotipo - Governo define calendário para levantamento das restrições a atividades presenciais | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Governo define calendário para levantamento das restrições a atividades presenciais | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter

Estado

Governo define calendário para levantamento das restrições a atividades presenciais

Escolas não são obrigadas a retornarem as aulas

Colunista - Redação

Redação

redacao@serraempauta.com
02.09.2020 - 11h50min

Foto Principal - Notícia

O governo do Estado definiu um novo calendário para o levantamento das restrições a atividades presenciais nas escolas do Rio Grande do Sul. O cronograma foi divulgado pelo governador Eduardo Leite e pelo secretário da Educação, Faisal Karam, nesta terça-feira (1°) em transmissão ao vivo nas redes sociais.

banner-cetec-serraempauta.png

A proposta prevê que as restrições sejam levantadas, de forma escalonada, seguindo um protocolo único para o Estado (ou seja, sem aplicar regras próprias pelo regime de cogestão), e em regiões que estejam em bandeira amarela ou há pelo menos duas semanas em bandeira laranja. O governo do Estado ressalta que não há obrigatoriedade para o retorno, que será facultativo, a depender da decisão dos municípios, das escolas e dos pais. Vale lembrar que, em caso de crescimento acelerado de casos de coronavírus, o cronograma será revisto.

O Estado vai manter o modelo híbrido de educação, por meio do ensino remoto. Na semana passada, foi disponibilizado o serviço de internet patrocinada para garantir o acesso de estudantes e educadores às aulas remotas, com investimento de cerca de R$ 8,5 milhões do governo estadual e da Assembleia Legislativa. Dos 820 mil alunos da rede estadual, 650 mil já ativaram as contas educacionais no Google Sala de Aula.

A decisão foi tomada com debates internos envolvendo o Gabinete de Crise, Comitê de Dados e Comitê Científico, além de diversas reuniões com a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), com os presidentes das 27 associações regionais, o Ministério Público e o Tribunal de Contas do Estado.

 

Calendário

:: Educação Infantil: 8 de setembro

:: Ensino Superior, Ensino Médio e Ensino Técnico: 21 de setembro*

:: Ensino Fundamental - Anos Finais: 28 de outubro

:: Ensino Fundamental - Anos Iniciais: 12 de novembro

*Como gestor da rede estadual, o Estado planeja retomar as aulas do Ensino Médio a partir de 13 de outubro.

 

Regras

Todas as escolas deverão seguir a portaria conjunta 01/2020, de 8 de junho, elaborada pelas secretarias da Saúde e da Educação. O Estado também definiu regras para o transporte escolar, para os refeitórios e para as salas de aula, com distanciamento mínimo entre os alunos, uso de máscara e máximo de 50% de alunos em sala de aula.

Para evitar aglomerações, as escolas deverão estabelecer horários diferenciados de entrada e de saída da turmas. Os turnos de aula serão reduzidos para higienização adequada dos espaços, e todos os alunos terão a temperatura aferida antes de ingressar na instituição – no caso de temperatura igual ou superior a 37,8 graus, o estudante não poderá entrar na escola e será orientado sobre o acompanhamento dos sintomas. Além disso, pais ou responsáveis terão de entregar, diariamente, uma declaração de ausência de sintomas gripais. (Governo RS)

Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini/Divulgação.

Tags: