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Governo apresenta cinco locais para a construção das praças de pedágios na Serra

Previsão é construir duas praças, além de manter a localizada em Flores da Cunha

Colunista - André Tajes

André Tajes

andre.tajes@serraempauta.com
09.06.2021 - 19h07min

João Pedro Bressan/Divulgação
Foto Principal - Notícia

O secretário estadual de Parcerias, Leonardo Busatto, apresentou na tarde desta quarta-feira (9), o panorama geral do plano de concessões das rodovias da Serra para prefeitos e o grupo de trabalho que reúne representantes de sete entidades na região. A reunião aconteceu no auditório da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul.

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Busatto apresentou cinco locais que poderão receber as novas praças de pedágios: Antônio Prado (RS-122, km 132), Montenegro (RS-287, km 12,6), Farroupilha (RS-122, km 50, comunidade de Emboada), Carlos Barbosa (RS-446, km 11), e Bom Princípio (RS-122, km 22,5), que deverá substituir o pedágio comunitário de Portão. Além de manter o pedágio já existente em Flores da Cunha, localizado no km 99,6, da RS-122.

"Essa praça de Portão deve ser dividida em duas e a gente está discutindo se colocaria mais uma ou duas praças em direção à Serra. A (praça) de Flores da Cunha, a princípio continua no mesmo lugar", disse Busatto.

O valor da tarifa será anunciado nesta sexta-feira (11). Segundo o secretário, a meta é definir um valor menor do que o cobrado pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR).

"Talvez até bem menor. Hoje, a EGR pratica uma tarifa de R$ 7. Nosso objetivo é tentar ter uma tarifa menor do que hoje é, com os investimentos que a EGR não faz", frisou.

O estudo prevê um valor de outorga da empresa vencedora da licitação, um prazo de concessão de 30 anos e a cobrança da tarifa, a partir do segundo ano do início do contrato.

Também está previsto duas modalidades de descontos: uma de 5% com o uso de tag (para veículos leves e pesados) e o desconto para usuários frequentes (DUF, somente para veículos leves), que varia de 5% a 15%, conforme o número de passagens dos veículos no mesmo sentido. No documento consta ainda a previsão de uma tarifa de pista simples 30% menor do que o valor da pista dupla.

No início da apresentação, Busatto disse que o projeto de concessão iniciou ainda durante a gestão do ex-governador José Ivo Sartori (MDB). Ele frisou que não haverá praça de pedágio entre Farroupilha e Caxias.

"A gente sabe o temor e com razão", disse o secretário estadual.

Nos próximos dias, o grupo de trabalho vai se reunir para analisar o conteúdo do estudo apresentado e tem até 15 dias para encaminhar as sugestões de mudanças.

"Vamos tentar chegar num consenso ou num denominador comum. Há o entendimento que a concessão é fundamental para o futuro logístico e econômico da Serra. Precisamos chegar no melhor modelo que contemple a localização das praças e os investimentos necessários".

Busatto retornará para uma reunião na Câmara de Vereadores de Caxias, a convite da Frente Parlamentar para Discussão e Fiscalização das Concessões Rodoviárias do Polo de Caxias do Sul.

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