Siga nossas redes sociais
Logotipo - Governo anuncia suspensão da dívida do RS com a União por três anos | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Governo anuncia suspensão da dívida do RS com a União por três anos | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Chuvas

Governo anuncia suspensão da dívida do RS com a União por três anos

Presidente encaminhou medida para análise do Congresso Nacional

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Ricardo Stuckert/PR/Divulgação
Foto Principal - Notícia

Lula informou que planeja nova visita ao Estado para anunciar iniciativa voltada às pessoas físicas.

O Governo Federal anunciou nesta segunda-feira (13), a suspensão por três anos da dívida que o Rio Grande do Sul tem com a União, liberando R$ 11 bilhões para um fundo para a reconstrução do Estado. Além disso, R$ 12 bilhões referentes a juros do estoque total da dívida serão perdoados. As medidas estão dispostas em projeto de lei complementar encaminhado ao Congresso Nacional pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Acesse a lista de transmissão no WhataApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

"Nós não vamos descansar enquanto o Rio Grande do Sul não estiver 100% de pé, vendendo e emprestando orgulho do povo gaúcho para o Brasil inteiro", destacou Lula durante o anúncio das medidas, em reunião virtual com o governador Estado, Eduardo Leite, e representantes dos Três Poderes.

Também na segunda, Lula realizou reunião ministerial extraordinária para discutir formas de ajudar mais o Rio Grande do Sul a lidar com os problemas decorrentes das fortes chuvas que atingiram o Estado, como a questão da população que se encontra fora de suas residências, em abrigos.

O presidente também informou que planeja anunciar medidas para pessoas físicas e visitar o Estado novamente na quarta-feira (15).

"Vamos nos preparar, porque eu quero anunciar uma série de medidas para as pessoas físicas, para que as pessoas que perderam suas coisas, que precisam comprar algo, recebam um recurso da União para que possam começar a repor parte daquilo que perderam", afirmou.

Articulação – Ao apresentar as medidas relacionadas à dívida do Rio Grande do Sul com a União, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, explicou que as ações foram discutidas com o governador do Estado e sua equipe desde a última quinta-feira (9) e que elas fazem parte de um rol de muitas que ainda serão anunciadas em benefício da população gaúcha.

"É um processo, não se esgota numa medida tudo o que terá que ser feito pelo Rio Grande do Sul, para recuperar a sua capacidade de crescimento, de desenvolvimento, de maneira que serão várias etapas até nós atingirmos uma situação em que todos os instrumentos estejam disponíveis para que nós, de mãos dadas, possamos fazer o melhor para o povo gaúcho", declarou o ministro.

Já o governador Eduardo Leite agradeceu a atenção que vem recebendo do presidente e dos ministros, que ouvem as demandas dos gaúchos e implementam ações para auxiliar o Rio Grande do Sul a enfrentar as consequências das enchentes.

"Nesse tema da dívida, acho que damos um passo muito importante nessa decisão. Nós fizemos essa demanda por justiça. Reconheço que é um esforço do ministério, tecnicamente, para viabilizar. Tenho certeza que, passo a passo, nesse esforço conjunto com o Governo Federal, nós vamos saber endereçar as ações necessárias para essa reconstrução", afirmou o governador.

Leia mais:
Galópolis, em Caxias do Sul, tem nova área de risco descoberta
Chuvas intensas causaram mais transtornos no interior de Caxias do Sul
Prefeitura de Caxias oferece psicólogos para moradores de Galópolis e Vila Cristina
Fundação Caxias abre oficialmente a Campanha do Agasalho 2024
Deslizamento provoca novo rompimento de adutora do Marrecas, em Caxias

Tags:

Chuvas Governo Federal anuncia suspensão dívida RS Rio Grande do Sul União três anos