Prefeito eleito de Caxias diz que decisão de manter alguns integrantes do atual governo ocorreu por que o trabalho coincide com seu plano de governo
andre.tajes@serraempauta.com
22.12.2020 - 21h56min
Dos 25 nomes anunciados nesta terça-feira (22), para compor o governo do prefeito eleito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico (PSDB), 11 integram administração do prefeito Flávio Cassina (PTB). Os secretários João Uez (PSDB) e Grégora Fortuna dos Passos (PTB), do Urbanismo e Governo, respectivamente, eram especulados para compor a nova administração devido a afinidade política.
O presidente do PTB de Caxias, Gilberto Meletti, trocará a Secretaria de Obras e Serviços Públicos pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae). Ele é o único presidente das cinco siglas da coligação Levanta Caxias a integrar o secretariado.
Também serão mantidos no cargo os secretários Enio Martins (Turismo), Carlos Fontana (Habitação), Gabriel Citton (Esporte e Lazer), Flávio Carvalho (Ipam) e Alfonso Willenbring Júnior (Trânsito, Transporte e Mobilidade), que terá a tarefa de conduzir a licitação do transporte coletivo urbano.
Leia mais:
Vídeo: Prefeito eleito de Caxias do Sul anuncia 25 nomes do primeiro escalão
A presidente da comissão comunitária da Festa Uva, Sandra Mioranza Randon, e o presidente da empresa Festa da Uva, Bruno Brunelli, continuam nos cargos.
O atual coordenador de Relações Comunitárias da Prefeitura, José Oltramari, continuará na pasta que passará a se chamar de Assessoria Comunitária e Regional. A pasta não tem status de secretaria.
Segundo Adiló, a decisão de manter alguns nomes da atual administração em seu governo aconteceu por que a substituição poderia causar prejuízo ao município. Ele ainda sustentou que o trabalho apresentado durante a transição em algumas pastas coincide com as ações propostas no seu plano de governo. Ainda ressaltou que a maioria dos secretários não tem filiação partidária. Em sua manifestação, Paula afirmou que os critérios de escolha dos novos secretários estão relacionados ao conhecimento, a habilidade de relacionamento, a habilidade política e a fidelidade ao governo.
Antes de encerrar o ato de divulgação do secretariado, Adiló ressaltou que seu governo vai adotar uma postura de harmonia.
– Vamos de muita paz, espírito desarmado. Eleição já foi. O nosso foco é Caxias do Sul – concluiu.
Agradecimento
Antes do anúncio dos nomes do novo secretariado, Adiló agradeceu ao prefeito Flávio Cassina pelo empenho de sua equipe nas reuniões de transição. Cassina acompanhou a divulgação da lista da nova equipe de secretários ao lado do futuro chefe do Executivo na mesa da presidência no plenário da Câmara de Vereadores.
– Foi uma transição em alto nível, um esforço e uma disponibilidade muito grande de todos os secretários que compõem a atual administração que nos passaram de forma minuciosa e detalhada tudo aquilo que existe em suas pastas como projetos, orçamentos, dificuldades e também oportunidades – ressaltou o prefeito eleito.
Confira os principais trechos da coletiva de imprensa.
Relação com a imprensa
“A imprensa cumpre um papel muito importante. Estaremos sempre disponíveis de forma muito franca, muita transparente. Se por vezes não soubermos alguma questão vamos pedir paciência para nos informar. Durante todo o período vamos ser francos e transparentes, autênticos. Nós não sabemos tudo. Vamos precisar de muita ajuda. Vamos nos somar junto com a população de Caxias e das pessoas que querem o bem na nossa cidade e da nossa região.”
Perfil do secretário da área de finanças
“Não é a questão só do perfil. É questão de nós decidirmos algumas alterações. Tem a Secretaria da Receita e outra de Gestão e Finanças e entendemos que é possível fazer uma só, mas vamos avaliar bem antes de tomar uma decisão. Os demais secretários eu diria que foram coagidos a aceitar o desafio.”
Nova secretaria
“Com a Secretaria de Parcerias Estratégicas e Inovação vamos criar uma nova matriz econômica em Caxias do Sul em cima da inovação e tecnologia e a parceria-público privada é a forma de buscarmos capital para alavancar determinados pontos que não temos dinheiro e que a gente não pode perder tempo, por exemplo, a Festa da Uva, Maesa, Aeroporto. Se não buscarmos parcerias vamos demorar muito para viabilizar. São elementos que vão impactar muito no desenvolvimento econômico de Caxias do Sul por que precisamos gerar empregos com a máxima urgência.”
Parque da Festa da Uva
“Já conversamos com o secretário Brunelli solicitando o encaminhamento de um estudo de uma parceria-público privada para o complexo Pavilhões Festa da Uva. Procuramos manter o Enio Martins na pasta do Turismo para dar continuidade por que um dos maiores desafios de Caxias é readquirir a credibilidade diante do trade turístico. Perdemos isso por equívocos e por trocar datas de eventos unilateralmente. Sempre que se faz mudanças tem que ser negociadas com as partes envoldidas. A Festa da Uva seguramente será o carro chefe indutor da retomada do turismo de Caxias do Sul.”
Saúde
“A Daniele Meneguzzi (secretária) tem um desafio muito grande. É uma pessoa experiente com 20 anos atuando nessa área. Conversamos com o doutor Jorge Olavo pedindo a ele que acompanhe nos próximos dias fazendo essa transição e ele se prontificou a acompanhar.”
Orçamento Comunitário
“Nós não vamos mais aquele modelo de discussão e debate para conquistar uma obra. (Estamos) tranformando em um outro modelo aonde vamos interiorizar as ações do governo levando o prefeito e os secretários para algumas regiões, que foi o modelo temporariamente adotado no Governo Sartori e depois abandonado. Vamos valorizar as Amobs e a UAB aonde a porta de entrada de entrada na Prefeitura será a Assessoria Comunitária”.
Secretários que permanecem no Governo Adiló
:: Alfonso Willenbring Júnior – Trânsito, Transporte e Mobilidade.
:: Bruno Brunelli – Empresa Festa da Uva.
:: Carlos Fontana – Habitação.
:: Enio Martins – Turismo.
:: Flávio Carvalho – Instituto de Previdência e Assistência Municipal (Ipam).
:: Gabriel Citton – Esporte e Lazer.
:: Gilberto Meletti (PTB) – Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae). Deixa a Secretaria de Obras.
:: Grégora Fortuna dos Passos (PTB) – Governo.
:: João Uez (PSDB) – Urbanismo.
:: José Oltramari – Assessoria Comunitária e Regional (atual Relações Comunitárias).
:: Sandra Mioranza Randon – Festa Nacional da Uva (Comissão Comunitária).
Novos secretários
:: Adriano Tacca (PSDB) – Procuradoria-Geral do Município. Trabalhou na coordenação da campanha.
:: Aline Zilli (sem filiação) – Cultura.
:: Cristiano Becker da Silva (PTB) – Chefia de Gabinete. Concorreu a vereador e obteve 1.502 votos. Ficou como primeiro suplente do partido.
:: Daniela Reis (sem filiação) – Recursos Humanos e Logística.
:: Daniele Meneguzzi (sem filiação) – Saúde.
:: Élvio Gianni (PSDB) – Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego. Concorreu a vereador e ficou como primeiro suplente de vereador com 1.440 votos.
:: João Osório Martins – Meio Ambiente.
:: Katiane Boschetti da Silveira (sem filiação) – Fundação de Assistência Social (FAS).
:: Margarete Bender – Planejamento.
:: Norberto Soletti (PTB) – Obras e Serviços Públicos.
:: Paulo Roberto Rosa – Segurança Pública e Proteção Social.
:: Roneide Dornelles (PTB) – Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca). Um dos coordenadores da campanha.
:: Rudimar Menegotto – Agricultura.
:: Sandra Negrini (sem filiação) – Educação.
Leia também:
Prefeito eleito de Bento confirma mais quatro secretarias
Assinado contrato para indicação de potencial e vocação da Maesa, em Caxias
Vídeo: Impeachment de prefeito de Caxias do Sul completa um ano
Tags:
Eleições 2020 prefeito eleito Adiló Didomenico anuncia secretariado secretários Paula Ioris Caxias do Sul