Eduardo Leite confirmou o aporte do recurso na tarde nesta sexta-feira
redacao@serraempauta.com
25.06.2021 - 19h05min
Em visita ao Hospital Geral (HG) de Caxias do Sul, o governador Eduardo Leite anunciou, nesta sexta-feira (25), o repasse de R$ 15 milhões que faltavam para a conclusão das obras de ampliação do complexo hospitalar, compra e instalação de equipamentos.
"É com alegria que, dentro do programa Avançar, vamos repassar integralmente os R$ 15 milhões que faltavam para completar a obra. É um reconhecimento ao trabalho de excelência desta instituição, à mobilização comunitária admirável desta região com toda a campanha e o engajamento das pessoas e das empresas, que se mobilizaram por este hospital numa demonstração do espírito comunitário, que é a razão de ser deste hospital", afirmou o governador.
Os repasses garantidos por Leite serão parte do eixo Avançar para as Pessoas do programa do Governo do Estado pretende acelerar o crescimento econômico e incrementar a qualidade da prestação de serviços à população. O Avançar para as Pessoas reúne ações com foco na prestação de serviços públicos nas áreas de saúde, educação, ação social, segurança e cultura.
Ainda conforme Leite, a Secretaria da Saúde irá organizar, juntamente com o HG, o fluxo dos repasses à instituição, de forma a garantir celeridade e segurança para a conclusão das obras o mais rápido possível.
Com o anúncio do governador, o presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul (Fucs), José Quadros dos Santos, afirmou que a expectativa é concluir a ampliação até o primeiro trimestre de 2022, expandindo em 62% a capacidade assistencial do HG, passando dos atuais 237 para 355 leitos (sendo 275 de internação e 80 de UTIs adulto, pediátrica e neonatal).
Após o anúncio, Leite conheceu as obras do hospital e concedeu uma entrevista coletiva. Confira os principais trechos.
CPI da Covid-19
"Acho que tem denúncias muito graves que tem que ser apuradas na CPI e merecem uma análise rigorosa. É um trabalho feito pelo Senado que eu espero que possa concluir com análise técnica sobre o que tem acontecido de algum tipo de desvirtuamento de recursos e também de omissões de gestão que tenha colocado a vida dos brasileiros em risco".
Plano de concessão de rodovias
"Não sei o que virá dessa consulta pública. Eventualmente, algum tipo de ajuste que não quebre a espinha dorsal desse programa de concessões. Não existe um modelo que se sustente em que as pessoas dizem: aceito o pedágio, mas quero as obras na frente, quero a praça de pedágio em um lugar que passa pouca gente e que pegue muito baixo. Esse modelo não para em pé. O valor tem que estar condizente com o volume de investimentos e nos locais onde aja também fluxo que ajude a sustentar e melhorar distribuir o custo para os usuários. A gente vai analisar o que vier que consulta pública e com serenidade, avaliar também com deputados, representantes e prefeitos da região que a gente tenha um modelo que chegue ao nosso objetivo: estradas qualificadas, preservando vidas, com conforto e segurança. O preço de não ter a estrada é maior do que o preço de pagar o pedágio. Ajustes que sejam razoáveis, o governo não tem ideia fixa, sempre fomos do diálogo, entendemos qual é a necessidade de dialogar para construir soluções, mas tem que ser diálogo com posição e tomada de decisão".
Protesto do prefeito de Farroupilha
"A gente tem agora o período da consulta pública. É a oportunidade para que as pessoas manifestem qual é a inconformidade, sustentem tecnicamente. A gente vai sempre para o caminho do diálogo. Eu desconheço o teor da manifestação do prefeito. Respeito vivemos numa democracia. Quem tem insatisfação tem legitimidade de manifestar-se".
Eleições 2022
"Não vou concorrer à reeleição. Quero cumprir o máximo das ações para as quais me propus como governador. O Estado precisa ter continuidade de projeto e não a necessariamente a continuidade do mesmo governador. Fui procurado por um grupo de deputados e senadores do PSDB. O PSDB acabou de tomar uma decisão sobre o formato das prévias do partido. As prévias serão com a bola no centro do campo, sem favoritismo para um ou para outro e isso me anima muito participar desse processo. Estou me organizando para participar das prévias do PSDB como pré-candidato (a presidente da República)".
Leia também:
UAB de Caxias do Sul se posiciona contra as praças de pedágios na Serra
Câmara de Caxias aprova criação da Frente Parlamentar de Defesa dos Autistas
Governador cumpre agenda na Serra nesta sexta-feira
Câmara de Flores aprova sete mudanças no Plano Plurianual
Câmara de Caxias faz 1 minuto de silêncio em homenagem às vítimas da covid-19
Tags: