Siga nossas redes sociais
Logotipo - \
Logotipo - \
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Geral

"Governabilidade será um desafio ao novo presidente", diz Ana Amélia Lemos no CIC de Bento

Jornalista e ex-senadora palestrou em reunião-almoço nesta segunda-feira

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Bárbara Salvatti/Divulgação
Foto Principal - Notícia

A jornalista e ex-senadora Ana Amélia Lemos (PSD) abriu sua palestra ao meio dia desta segunda-feira (23), no Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), repercutindo a notícia política confirmada minutos antes de começar sua fala. A desistência da candidatura do ex-governador de São Paulo, João Doria à presidência da República pelo PSDB, um fato que adicionou novos ingredientes ao quadro da terceira via.

"Será que com essa desistência a terceira via conseguir se consolidar?", perguntou.

Os temas políticos continuaram dando o tom da conversa dos minutos que se seguiram. Com a polarização cada vez mais próxima de se confirmar entre Jair Bolsonaro (PL) e Luis Inácio Lula da Silva (PT), Ana Amélia enxerga um grande desafio.

"É muito complicada a governabilidade num país com 32 partidos registrados na Justiça Eleitoral e com 23 partidos com assento na Câmara dos Deputados", analisou a pré-candidata ao Senado pelo PSD.

Nesse sentido, a jornalista também acredita que, a partir de 2023, com Bolsonaro ou Lula no poder, direita e esquerda terão uma força equilibrada no Congresso.

"Isso vai exigi maior capacidade de diálogo e articulação para trazer a sociedade ao debate que interessa ao país", disse a ex-senadora. Para ela, até agora não se viu uma apresentação de propostas concretas nas áreas econômica e de investimentos. Sobre isso, elogiou o ajuste fiscal promovido pelo governador Eduardo Leite (PSDB), o que devolveu a capacidade de investir nas rodovias, por exemplo.

Para ela, os desafios em logísticas e a quebra de barreiras da burocracia são desafios ao novo presidente.

"Quanto mais burocracia, mais problemas nós temos, precisamos simplificar os processos da legislação sem abrir mão da preservação e da sustentabilidade".

A modernização do país, a fim de tornar a máquina pública mais eficiente, foi outro ponto citado por ela como necessidade, assim como melhorar a educação profissionalizante.

"Nós descuidamos de áreas prioritárias, precisamos de ensino básico, educação profissionalizante e fornecimento de creche", apontou a ex-secretária Extraordinária de Relações Federativas e Internacionais do Rio Grande do Sul.

"Não temos, publicamente, uma oferta de plataforma de governo que satisfaça minimamente o setor empresarial brasileiro", complementou.

Informação de credibilidade

A presidente do CIC-BG, Marijane Paese, destacou a presença de Ana Amélia como importante momento de reflexão sobre as próximas eleições.

"É dever de todos nós estarmos bem informados, munidos com dados de qualidade e com credibilidade, embasados em fatos e não em achismos", disse.

Marijane também fez uma analogia disso com a atividade empresarial.

"Tomamos decisões em nossas empresas a partir fatos, por que deveria ser diferente quando falamos em política?", indagou.

Leia também:
Vinho Encanado comprova popularidade e inicia contagem regressiva para Fenavinho, em Bento
ONG Construindo Igualdade busca recursos para instalação de Ambulatório Trans em Caxias
Entrai reuniu público de cerca de 20 mil pessoas em Nova Milano, distrito de Farroupilha
Ambulantes iniciaram nesta segunda-feira ocupação das áreas fixas definidas pela Prefeitura de Caxias
Final dos Jogos Coloniais da Fenavinho diverte e conecta comunidades de Bento Gonçalves

Tags:

Geral reunião-almoço Ana Amélia Lemos CIC Bento Gonçalves