Treinamento ofereceu uma base sólida para a construção de abordagens mais inclusivas e respeitosas
redacao@serraempauta.com
20.11.2023 - 08h47min
Um ambiente de aprendizado e reflexão sobre questões fundamentais de diversidade e inclusão, especialmente quando aplicadas às práticas de segurança pública. Assim foram as capacitações que reuniram os Guardas Municipais caxienses na semana passada. Foram capacitados 131 guardas municipais divididos em duas turmas. A capacitação "Abordagem Social com Grupos Vulneráveis - LGBTQIA+" abordou desde a compreensão dos diferentes termos e identidades até a sensibilização sobre as particularidades e desafios enfrentados por esse grupo.
O treinamento ofereceu uma base sólida para a construção de abordagens mais inclusivas e respeitosas. Um dos aspectos fundamentais abordados foi o respeito ao nome social das pessoas, um direito básico e essencial para a comunidade LGBTQIA+.
Os guardas foram instruídos sobre a importância de reconhecer e utilizar o nome pelo qual uma pessoa se identifica, mesmo que este não corresponda ao seu nome de registro. Essa prática não apenas respeita a identidade de gênero das pessoas, mas também promove um ambiente mais acolhedor e seguro. Foi abordado o Direito de Registrar Ocorrências por Discriminação Homofóbica e a Lei Maria da Penha.
A atividade foi ministrada pela ONG Construindo Igualdade, por meio da ativista, bacharel em direito e vereadora suplente, Cleo Araújo (PT) e pelo jornalista Ronaldo Bueno. A realização é da Secretaria de Recursos Humanos e Logística por meio da Escola de Gestão Pública em parceria com a Escola de Qualificação da Guarda Municipal.
Leia mais:
Casamento Comunitário celebra 92 uniões em Caxias do Sul
Sistemas de abastecimento de água estão parados em Caxias do Sul
Fenavindima, em Flores da Cunha, divulga shows nacionais e regionais
Caxias do Sul Basquete perde invencibilidade para o São José, no Sesi
Caxias do Sul decreta situação de emergência em razão da chuva
Tags:
Diversidade e inclusão Guarda Municipal GM capacitação atendimento público LGBTQIA+ Caxias do Sul