Homenagem a Paulo Bellini foi criada pelo artista plástico Robson Casali
redacao@serraempauta.com
21.09.2024 - 08h46min
Já tradicional na agenda de atividades de cultura e lazer da Fundação Marcopolo, o Entrevero terá mais uma edição entre os dias 27 e 29 de setembro, na sede recreativa da Fundação Marcopolo, em São Giácomo, interior de Caxias do Sul. As atividades que têm como referência os festejos farroupilhas no Estado começam com uma homenagem a Paulo Bellini.
Na sexta-feira (27), na abertura do evento, será inaugurada uma estátua de 2,80 metros que representa o fundador da empresa. A escultura foi criada pelo artista plástico Robson Casali a partir de peças de metais coletadas junto à fábrica Marcopolo. O Entrevero também terá uma intensa agenda de atividades de cultura e lazer para os colaboradores da Marcopolo.
Concebida para homenagear Paulo Bellini, que deixou como legado a máxima de que o importante são as pessoas, a obra foi executada pelo escultor Robson Casali, que também é metalúrgico e administrador de uma empresa familiar do ramo da matrizaria.
A criação da peça foi um desafio para Casali, que nunca tinha feito nada com estas dimensões. A escultura ficará em exposição na sede recreativa da Fundação Marcopolo até domingo (29) e depois será instalada na unidade de Ana Rech da empresa.
Para finalizar a peça, Casali levou quatro meses e utilizou materiais de metal, além de peças que são usadas na fabricação de ônibus da Marcopolo. Assim, entrega a escultura com um misto de honra e desafio pelo trabalho realizado.
"Esta peça é um divisor de águas no meu trabalho e uma possibilidade de homenagear uma pessoa da grandiosidade do seu Paulo Bellini. Criar e executar a escultura me ajudou a evoluir como artista. Quando finalizei, senti orgulho de mim", diz o autor da homenagem.
Para o Coordenador da Fundação Marcopolo, Luciano Balen, a iniciativa de encomendar uma peça a um jovem artista caxiense se insere nas ações da Fundação de valorização da cultura local.
"Acreditamos que na cultura é um instrumento de integração das pessoas e uma forma de construir e apostar em valores relevantes para a sociedade. E homenagear a figura de Paulo Bellini é um gesto que nos une na perspectiva da construção de um futuro ainda melhor para todos", destaca Balen.
A programação do evento contará com apresentações artísticas musicais e teatrais, feira criativa, brinquedos infláveis para as crianças, com destaque para a apresentação de Rafael De Boni e Gilney Bertussi, e o bailes gauchescos sexta e sábado, sendo que na noite de sábado a festa é com Os Bertussi e participação do CTG Marco da Tradição.
No sábado haverá espaço para apresentações da Badulaque Orquestra Popular, formada por alunos da Escola Marcopolo de Criatividade, e o espetáculo teatral "Oh de Casa", da Cia Garagem de Teatro. A programação do Entrevero deve mobilizar cerca de 25 mil pessoas e se integra às festividades dos 75 anos da Fundação Marcopolo.
Antes dos três dias das atividades do Entrevero, a Fundação Marcopolo promoverá nos dias 24 e 25, na Escola João Pilati, em Criúva, uma edição especial do projeto Nossa Música Entre Causos e Gaitas.
Leia mais:
Inaugurada a Ponte da Cooperação, entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis
Sebrae recebe inscrições para rodada internacional da Mercopar, em Caxias
ONS recomenda que governo volte a adotar o horário de verão
Empresa já iniciou mais de 70 moradias no Campos da Serra, em Caxias
Hospital Tacchini de Bento Gonçalves completa 100 anos de vida
Tags:
Geral escultura fundador Marcopolo Paulo Bellini estátua peças ônibus artista plástico Robson Casali Caxias do Sul