Empresário Guilherme de Jesus Paulus afirmou que Serra ainda tem potencial para ser explorado
redacao@serraempauta.com
09.02.2023 - 08h33min
O empresário criador da CVC, Guilherme de Jesus Paulus, em palestrou nesta quarta-feira (8), em Caxias do Sul, sobre o processo de retomada do turismo e as estratégias que precisam ser adotadas para que a atividade volte a ser uma grande geradora de empregos, receita e impostos. O evento realizado no Valduga Lacave reuniu empreendedores do trade turístico da região.
Paulus projeta que os próximos três anos serão "espetaculares" para o turismo nacional, uma vez que já se encontra em franca recuperação após o fim das medidas restritivas devido a pandemia da covid-19.
No ano passado, o empresário abriu o capital da CVC, e resultou na compra por um fundo norte-americano.
O empresário assinalou que o turismo foi uma das atividades produtivas que mais sofreu com a pandemia, consequência do fechamento das operações e da queda abrupta de pessoas em circulação.
"As companhias aéreas tiveram ocupação média de 30% de suas aeronaves. Eventos deixaram de ser realizados. Tudo parou", lembrou.
A retomada, no entanto, está sendo consistente. Destacou alguns recentes eventos que reuniram multidões de pessoas sob cuidados especiais antes incomuns.
Segundo Paulus, por ser atividade multi e intersetorial, o turismo é capaz de gerar receita, empregos e impostos muito rapidamente, beneficiando diretamente 52 setores. Frisou que a maioria dos empreendedores é de micro e pequeno porte. Defendeu a parceria entre os segmentos público e privado de forma a explorar de forma sustentável o turismo.
"Quanto mais visitantes, mais equipamentos são necessários. Mas é preciso olhar para o bolso do turista. Explore o turismo, não o turista", recomendou.
Para o empresário, a Serra Gaúcha, em que pese atrair grande número de visitantes, ainda tem grande potencial turístico a ser explorado. Para que isto se concretize expôs algumas ações. Dentre elas, o desenvolvimento de um plano de turismo, a regionalização da atividade, a criação de um fundo específico para fomentar os negócios, eventos de divulgação junto aos empresários, visitas técnicas, comunicação com mídia especializada, a aposta no enoturismo e o aprimoramento do atendimento.
O prefeito Adiló Didomenico (PSDB) defendeu que a região passe a ser divulgada de forma conjunta como Serra Gaúcha, em ação envolvendo todos os municípios.
"Juntos seremos ainda mais fortes e vamos gerar benefícios para os grandes, médios e pequenos municípios. O turismo está pedindo passagem para ser o grande gerador de riquezas no pós-pandemia", argumentou.
Já o secretário do Turismo, Ricardo Daneluz, destacou a motivação pelo primeiro evento organizado sob sua gestão ter atingido repercussão positiva. Assegurou que, seguindo orientações do prefeito, atuará na busca de soluções por meio da ação coletiva, reunindo o setor público, o trade turístico, as entidades e a academia. Anunciou que um dos próximos encaminhamentos será a realização de um seminário para discussão de projetos e ações, além do fortalecimento da ideia da integração regional.
O secretário adjunto do Turismo do Rio Grande do Sul, Luiz Fernando Rodriguez Júnior, informou que a pasta está aberta para compreender as demandas do setor e encontrar alternativas de atendimento. Reforçou a ideia do desenvolvimento turístico regional e a condição que a atividade tem de maturação rápida de projetos. Citou como desafio da atual gestão dobrar, em quatro anos, a participação do turismo no PIB gaúcho, que atualmente é de apenas 4%. Para efeitos de comparação, informou que, em Santa Catarina, a participação é de 12%.
"Vamos apoiar as prefeituras e os empreendedores em suas iniciativas", reforçou.
Valduga Lacave
Anfitrião do encontro, o presidente do Grupo Valduga, Juarez Valduga, apresentou algumas informações sobre o complexo Valduga Lacave, no momento passando por restauro e com conclusão programada para o início de 2024.
Adiantou que o local terá plantações de videira, capela para casamentos, fábrica de massas, vinícola e destilaria, dentre outros espaços. Também defendeu a unidade regional como estratégia principal para o desenvolvimento do turismo da Serra.
"Vamos retomar a história da família Carrau em Caxias do Sul", destacou, ao referir-se aos fundadores da vinícola, que tem seu prédio no formato de castelo.
Leia mais:
'Continuo sendo vereador e não um membro do Executivo', diz novo líder do Governo Adiló
Maurício Marcon diz que Bahia é lugar sujo e compara com o Haiti
Pedido de informações sobre ampliação do Hospital Geral deverá ser protocolado na Câmara de Caxias
Vereadora de Caxias Tatiane Frizzo assume a Procuradoria Especial da Mulher
Tum Tum apresenta Samba do Feitiço e Bate e Sopra neste sábado, em Caxias
Tags:
Integração regional fundador CVC empresário Guilherme de Jesus Paulus propõe criação plano de turismo região palestra Secretaria do Turismo Caxias do Sul