Siga nossas redes sociais
Logotipo - Fucs oferece prédio do Campus 8 para a extensão da UFRGS em Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Fucs oferece prédio do Campus 8 para a extensão da UFRGS em Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Ensino Superior

Fucs oferece prédio do Campus 8 para a extensão da UFRGS em Caxias

Em audiência pública, no plenário da Câmara caxiense, o procurador-geral da instituição formalizou a intenção

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Fábio Rausch/Câmara de Caxias/Divulgação
Foto Principal - Notícia

A audiência pública conjunta da Assembleia Legislativa e da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul recebeu na noite desta quinta-feira (27), a oferta do prédio do Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul (UCS), para sediar a futura extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Acesse a lista de transmissão no WhataApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

A previsão do Ministério da Educação (MEC) é de, em 2025, num investimento de R$ 60 milhões, pôr a nova estrutura em funcionamento. Mais de 200 pessoas lotaram o plenário e a galeria do Legislativo.

A entrega do documento da Fundação Universidade de Caxias do Sul (Fucs) coube ao procurador-geral Maurício Gravina e ao CEO Germano Schwartz. Eles se reportaram aos integrantes da mesa diretiva dos trabalhos: deputada federal Denise Pessôa (PT); deputado estadual Pepe Vargas (PT), a vice-prefeita caxiense, Paula Ioris (PSDB), a vereadora Rose Frigeri (PT), que preside a frente parlamentar da Casa dedicada ao pleito, e Gilmar Peruzzo (MDB), vereador de Nova Prata e presidente do Parlamento Regional.

Schwartz destacou que o Campus 8 apresenta geografia estratégica na interligação entre Caxias e os municípios vizinhos. Sustentou que a estrutura possui condições de operação conforme as diretrizes do MEC.

Ao término da audiência, Pepe e Rose anunciaram a formação de um comitê com representantes do setor público e da sociedade civil organizada, para levar adiante as discussões em torno da nova extensão da UFRGS. Além da sede, o debate se volta para a definição de quais cursos serão disponibilizados.

Enquanto isso, a diretora de Educação Superior do MEC, Tania Mara Francisco, apontou para que a grade curricular atenda às vocações regionais. Na mesma linha, a vice-prefeita salientou que a concretização do ensino público passa por um diversificado leque de cursos.

Interlocutora do pleito junto à União e responsável pelo anúncio da vinda da UFRGS para a região, Denise afirmou que Caxias é o único município da região Sul a ser contemplado entre as 10 novas universidades federais do Brasil. Para ela, a extensão será o embrião de uma futura universidade específica da Serra gaúcha, seguindo o percurso da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), cujo início foi como um braço da UFRGS.

O presidente do Parlamento Regional apresentou propostas para o ensino público, na Serra. Entre os temas sugeridos por Peruzzo, estão: consolidar uma universidade autônoma e independente, sob a denominação de Universidade Federal da Serra Gaúcha, a partir da experiência como extensão da UFRGS; dois espaços físicos para a futura universidade pública, na região, sendo um entre Caxias e Farroupilha e outro nas imediações de Nova Prata.

Leia mais:
Sobe para 179 o número de mortos no Rio Grande do Sul
Previsão do tempo aponta para estabilidade em Caxias do Sul
PF faz buscas em área rural utilizada por suspeitos do roubo ao Aeroporto de Caxias do Sul
Ponte sobre o Rio Piaí, em Caxias do Sul, é interditada por risco de queda
Iluminação pública em Caxias terá call center próprio a partir do dia 1º de julho

Tags:

Geral Ensino Superior Fucs oferece prédio Campus 8 extensão UFRGS Caxias do Sul