Vereador Juliano Valim pretende se reunir com o prefeito Adiló Didomenico na próxima semana
redacao@serraempauta.com
15.09.2021 - 11h26min
A Frente Parlamentar pelos Animais da Câmara Municipal de Caxias do Sul decidiu durante audiência pública realizada nesta terça-feira (14), que pretende intensificar a cobrança por um novo canil municipal, junto ao prefeito Adiló Didomenico (PSDB). O presidente do grupo de trabalho, o vereador Juliano Valim (PSD), disse que espera agendar o encontro com o chefe do Executivo municipal ainda na próxima semana.
De acordo com Valim, a pauta também deverá abranger a aquisição de um castramóvel, para atender à demanda dos bairros, e a agilização de convênio com instituições de Ensino Superior. O último instrumento viabilizaria castrações, microchipagens (colocação de chips com informações sobre os animais) e controle de zoonoses (doenças infecciosas transmitidas entre animais e pessoas).
A coordenadora de Legislação da Secretaria do Meio Ambiente, Luzia Oss esclareceu que o projeto para convênios encontra-se em desenvolvimento e preferiu não estimar prazo para que ele fosse colocado em prática.
Depois de ouvir reivindicações de vereadores e de ativistas de organizações não governamentais (ONGs) que se dedicam à causa animal, o secretário do Meio Ambiente, João Osório Martins, reconheceu o papel do trabalho voluntário. Ele informou que estão sendo avaliadas áreas, no interior do Município, para sediar um novo canil municipal, já que o atual se situa na região central da cidade.
Quanto à aquisição do castramóvel, o chefe da pasta garantiu haver estudo para a compra do veículo, no período mais breve possível.
Hoje, o Canil Municipal ocupa o espaço, antes administrado pela ONG Soama. O secretário comparou que, em junho de 2011, o lugar contava com 1,6 mil cães e 200 felinos, sendo 800 cães em corrente e 413 adoções anuais. Martins informou que, hoje, são 549 cães, com 55 cães em corrente e 243 adoções anuais.
"A situação não é perfeita, mas já melhorou", ponderou Martins.
No momento, a pasta é auxiliada por uma clínica licitada, ao custo de anual de R$ 496 mil, para castrar 6.280 animais (523 por mês). Em castrações realizadas, ao longo dos anos, esta é a variação: 724 (2017), 4.060 (2018), 4.623 (2019), 2.977 (2020) e 1.810 (até 8 de setembro deste ano).
Leia mais:
Subcomissão de Ética pede suspensão de 30 dias de vereadora de Caxias
Frente Parlamentar discute pedágio com secretário estadual de Parcerias em Caxias
Plano Municipal de Turismo sugere construção de identidade turística para Caxias
Cleo Araújo é a primeira vereadora trans da história de Caxias do Sul
Prefeitura publica decreto e amplia flexibilizações para lazer e entretenimento em Caxias
Tags:
Legislativo Câmara de Vereadores de Caxias do Sul Frente Parlamentar novo canil Juliano Valim Caxias do Sul