Siga nossas redes sociais
Logotipo - Frente Parlamentar vai acompanhar compra de equipamentos para autistas | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Frente Parlamentar vai acompanhar compra de equipamentos para autistas | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Legislativo

Frente Parlamentar vai acompanhar compra de equipamentos para autistas

Em reunião com a FAS, vereadoras Tatiane Frizzo e Marisol Santos ouviram demandas para melhorar o atendimento

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Douglas Barreto/Divulgação
Foto Principal - Notícia

A Frente Parlamentar de Conscientização e Defesa dos Direitos dos Autistas da Câmara de Caxias realizou uma reunião na Fundação de Assistência Social (FAS), nesta quinta-feira (4), para entender os encaminhamentos da compras por meio de licitação do Centro Dia Caxias (CDC), que atualmente atende 31 autistas.

Participaram da reunião, a coordenação da diretora de Serviços Operacionais e Administrativos da FAS, Cristiane Dorneles, as vereadoras Marisol Santos (PSDB) e Tatiane Frizzo (PSDB), e a diretora do CDC, Aline Salvador, que participou do encontro de forma virtual. Ela explicou as necessidades da instituição e relatou a importância da aquisição de equipamentos específicos para atender os usuários.

Conforme Aline, foram encaminhadas solicitações de licitação, em 2019, porém, muitos itens não foram adquiridos. Diante dos relatos, representantes da FAS destacaram que houve dificuldades na licitação de equipamentos para tecnologia assistiva. Os técnicos acreditam que o pregão eletrônico, modalidade licitatória que a instituição começou a utilizar, facilitará a compra de equipamentos específicos. Durante a reunião, ficou acordado que a direção do CDC enviará uma nova listagem de itens que devem ser adquiridos. A previsão é que inicie um novo processo licitatório em janeiro de 2022.

De acordo com a presidente da Frente Parlamentar, o grupo trabalha de forma objetiva na solução de problemas relacionados às pessoas com transtorno do espectro autista (TEA). Tatiane destacou ainda que os itens solicitados são fundamentais para a realização das atividades do Centro.

"Uma das proposições da Frente Parlamentar é que possamos promover ações concretas para os autistas. Nesse sentido, estamos em busca das necessidades desse público. Nossa intenção é trabalhar junto com a administração municipal para melhorar o atendimento e a qualidade de vida dos usuários e dos familiares. Por isso, precisamos entender as dificuldades licitatórias do CDC. A entidade possui o recurso, mas não consegue utilizá-lo. Isso afeta diretamente o desenvolvimento do serviço," completou.

Marisol também manifestou interesse em auxiliar nas demandas. Ela colocou a Frente Parlamentar à disposição para mediar soluções em esferas estaduais e federais.

"Se de alguma maneira ou em algum momento haja o entendimento que possamos ajudar a solucionar as demandas relacionadas aos autistas, como um encaminhamento, uma solicitação, um ofício, uma reunião, estamos à disposição para auxiliar institucionalmente," salientou.

Leia também:
Retorno às aulas presenciais será obrigatório na rede municipal de Caxias a partir de 16 de novembro
PSDB dá a largada para a eleição estadual em Caxias do Sul
Maurício Marcon renuncia a Comissão de Ética da Câmara de Caxias
Câmara arquiva denúncia contra vereadora do PT de Caxias
Prefeito de Bento pede agilidade para obra de despoluição do Lago Fasolo

Tags:

Legislativo Câmara de Vereadores de Caxias do Sul Frente Parlamentar autistas Tatiane Frizzo Marisol Santos compras equipamentos Caxias do Sul