Grupo de trabalho tem reuniões agendadas com CIC, CDL, Sinduscon e Sindilojas
redacao@serraempauta.com
08.03.2023 - 21h34min
A Frente Parlamentar A Maesa é Nossa, da Câmara de Caxias, foi reinstalada nesta quarta-feira (8) e terá novamente como presidente o vereador Rafael Bueno (PDT). O secretário será o vereador Felipe Gremelmaier (MDB).
O pedetista projeta que o debate sobre a ocupação do complexo será ampliado com a comunidade a partir do lançamento da consulta pública pela Prefeitura e com a definição de três audiências públicas, sendo as primeiras encaminhadas pelo Município, nos dias 29 de março e 14 de abril, no auditório do Centro Administrativo, e a última por meio da Frente Parlamentar, no dia 25 de abril, no plenário do Legislativo municipal.
"Entendo, a princípio, que a forma que poderá trazer viabilidade à ocupação é uma parceria público-privada, porque o Município não tem condições de assumir todos os encargos. Essa proposta é economicamente a mais viável. Porém, temos que discutir todas as formas com a comunidade para viabilizar a ocupação de maneira sustentável. Nesse contexto, as audiências públicas serão democráticas e decisivas", destacou o vereador do PDT.
Bueno entende que alguns ajustes poderão ser feitos, e setores terão a oportunidade de se manifestar como fizeram, por exemplo, representantes do Conselho Municipal de Política Cultural durante reunião com o secretário municipal de Parcerias Estratégicas, Maurício Batista, na noite de terça-feira (7). Segundo o representante da área de Artes Visuais, Paulo Sausen, a maioria dos integrantes do Conselho rejeitou a proposta do governo municipal de ocupação do prédio da Maesa.
Bueno diz que a Frente Parlamentar vai realizar mais reuniões temáticas com representantes de entidades. Já estão confirmados encontros com a CIC, CDL, Sinduscon e Sindilojas.
"Por exemplo, o espaço inicial do mercado público era de quase 15 mil metros quadrados, mas foi diminuído para 1.600 metros quadrados para lojas, sem contar espaços livres. Vou batalhar para que se amplie o mercado público e que seja o primeiro a ser ocupado. Devem ter duas lojas âncoras. Mas temos que ter mais espaço para aquilo que sempre foi o norte da ocupação da Maesa: o mercado público. Um bom diálogo, com boas audiências públicas e entendimento público, poderemos ocupar o mercado nos próximos anos", finalizou Bueno.
O pedetista ressalta a continuidade do trabalho da Frente, destacando a luta para que Maesa tenha espaço cultural, lazer e entretenimento e, principalmente, áreas públicas. Além disso, cita a busca para que as secretarias municipais possam ocupar o prédio e, desta forma, além de centralizar o atendimento, economizar recursos públicos. Em breve, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente será a primeira a estar na área.
Leia mais:
Caxias realiza campanha para ampliar vacinação contra febre amarela
Romaria de Caravaggio, em Farroupilha, anuncia programação e estrutura para os fiéis
Reciclador de Caxias do Sul lança seu primeiro livro
CIC de Caxias e Simecs entregam reivindicações para deputada federal Denise Pessôa
Daer orienta sobre danos causados pela colheita antecipada do pinhão na Rota do Sol
Tags:
Em discussão Câmara de Caxias Frente Parlamentar amplia debate ocupação Maesa Caxias do Sul