Siga nossas redes sociais
Logotipo - Frente em defesa dos autistas recebe apoio do prefeito de Farroupilha | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Frente em defesa dos autistas recebe apoio do prefeito de Farroupilha | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter

Legislativo

Frente em defesa dos autistas recebe apoio do prefeito de Farroupilha

Grupo de vereadores buscou auxílio para implantação do Centro de Autismo da UCS

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Douglas Barreto/Divulgação
Foto Principal - Notícia

A Frente Parlamentar de Conscientização e Defesa dos Direitos dos Autistas da Câmara de Caxias do Sul esteve no Centro Administrativo de Farroupilha, nesta quarta-feira (21). A visita ao município vizinho teve como objetivo buscar ajuda para a implantação do Centro Interdisciplinar para Autistas da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

A comitiva caxiense, que contou com a participação da vereadora Tatiane Frizzo (PSDB), atual presidente da Frente, e do vereador Elisandro Fiuza (Republicanos), foi recepcionada pelo chefe do Executivo farroupilhense, Fabiano Feltrin (PP).

Além do apoio institucional, Feltrin se colocou à disposição, como voluntário, por meio de ações sociais, para arrecadação de recursos para a implantação do projeto da UCS. Ele ainda destacou que uma das viabilidades para auxiliar as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é a contratação de serviços, por meio do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (Cisga).

"Tudo que for beneficente, que a gente possa ajudar as pessoas, sou voluntário. A partir deste momento, sou um voluntário de vocês, em prol dos autistas. A minha sugestão é fazermos um encontro com a UCS, para nos unirmos nesse propósito. Uma das possibilidades para auxiliar as demandas das pessoas com TEA é contratar serviços de cuidadoria, por exemplo, via Cisga, com segurança jurídica," pontuou.

Após receber o anúncio do apoio de Feltrin, Tatiane agradeceu o auxílio e apresentou a campanha institucional “TEAbraça” da Câmara de Vereadores, que incentiva à Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). Na oportunidade, a vereadora entregou alguns cartazes para o prefeito.

A vereadora caxiense também salientou que é importante a formação sobre autismo na rede de ensino e de saúde, para qualificar os serviços ofertados para a comunidade TEA.

"Uma das funções fundamentais da carteirinha é garantir direitos dos autistas. O documento é uma fonte para levantamento de dados e possibilita mais políticas públicas para pessoas com TEA. Também temos a intenção, por meio da UCS, de criar um espaço de atendimento ao público autista, de todas as idades. A universidade já possui o local e corpo técnico. Estamos em busca de recursos e apoios para auxiliar na adaptação do prédio", destacou a vereadora.

O espaço previsto para abrigar o Centro Interdisciplinar para Autistas da UCS fica na Rua Travessão Solferino, local que pertencia ao TecnoUCS. A expectativa é que o projeto contemple 15 cursos da instituição de ensino, com possibilidade de trabalho com 20 tipos de atendimentos para pessoas com TEA, além de possibilitar o desenvolvimento de pesquisa científica sobre autismo.

O projeto de execução está sendo desenvolvido pela UCS, com apoio da Secretaria da Saúde e da Frente Parlamentar em Defesa dos Autistas.

Leia também:
Semana do Turismo inicia no próximo domingo em Caxias
Caxias organiza ação de vacinação contra a pólio no sábado
Cartório Eleitoral inicia preparação das urnas eletrônica em Caxias
Estudantes promovem campanha de doação de sangue em Caxias do Sul
Escritório de arquitetura de Caxias do Sul inaugura novo espaço com foco em projetos residenciais e corporativos

Tags:

Câmara de Caxias Frente Parlamentar defesa autistas apoio Farroupilha Fabiano Feltrin UCS Caxias do sul