Siga nossas redes sociais
Logotipo - Fraternidade e Educação é o tema da Campanha da Fraternidade 2022 | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Fraternidade e Educação é o tema da Campanha da Fraternidade 2022 | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter

Geral

Fraternidade e Educação é o tema da Campanha da Fraternidade 2022

Proposta foi detalhada em coletiva de imprensa com a presença do bispo da Diocese de Caxias do Sul, Dom José Gislon

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Felipe Padilha/Divulgação
Foto Principal - Notícia

Pela terceira vez desde que foi criada, em 1964, a Campanha da Fraternidade irá abordar a temática da educação. Em 2022 a proposta tem como tema "Fraternidade e Educação" e o lema "Fala com sabedoria, ensina com amor", retirado do livro dos Provérbios, capítulo 31, versículo 26, no Antigo Testamento. A iniciativa foi detalhada em coletiva de imprensa, na manhã desta Quarta-feira de Cinzas, dia 2 de março, com a presença do bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom José Gislon. Participaram ainda da entrevista o coordenador da Pastoral da Educação na Diocese, Edmundo Marcon e a pastorinha, Irmã Maria Brendalí Costa.

É compromisso de todos, a defesa, proteção, cuidado e resgate da vida. Para firmar e assumir na prática esta missão, a Igreja no Brasil promove a Campanha da Fraternidade, como forma concreta de viver a fé e a caridade em prol da construção de uma sociedade mais cuidadora e atenta. A proposta tem seu ponto alto junto à Quaresma, tempo que prepara para a Páscoa, que neste ano inicia em 2 de março.

Em 2022, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) dedica a Campanha à temática da educação e propõe uma reflexão especialmente para os fundamentos do ato de educar, através de um olhar atencioso à realidade educacional de nosso país e da consciência de que somos todos educandos e educadores. O tema já foi objeto de reflexão e ação eclesial em 1982 e 1998.

O objetivo geral da Campanha da Fraternidade 2022 é "promover diálogos a partir da realidade educativa do Brasil, à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário". Na prática, a Campanha busca orientar para que sejam dados passos com as devidas metas e avaliações, com a adoção de um projeto de vida como fonte para uma nova sociedade. Nesse sentido, o Pacto Educativo Global proposto pelo Papa Francisco, chama a atenção que educar é iniciar processos e é caminho para um novo humanismo.

De acordo com a introdução do texto-base, foi "a realidade de nossos dias que fez com que o tema educação recebesse destaque, um tempo marcado pela pandemia da covid-19 e por diversos conflitos, distanciamentos e polarizações". A Campanha da Fraternidade 2022, mais do que abordar outro aspecto específico da problemática educacional, vai refletir sobre os fundamentos do ato de educar na perspectiva católico-cristã. Nessa perspectiva, a educação é compreendida não apenas com um ato escolar, com transmissão de conteúdo ou preparação técnica para o mundo do trabalho, mas de um processo que envolve uma "comunidade" ampliada que inclui todos os atores (família, Igreja, Estado e sociedade).

De acordo com Dom José Gislon, a realidade educacional no Brasil precisa ser olhada com atenção. "Toda a realidade da educação no nosso país precisa ser olhada com amor e ternura. O tempo da pandemia fez com que muitas crianças não frequentassem a escola e muitas famílias não têm condições de aderir à educação à distância pelos meios de comunicação. O Brasil, que tem um grande número de jovens, precisa sim de um pacto pela educação, que prepare as novas gerações para o futuro. Não seremos um país desenvolvido, se não olharmos com carinho toda a questão da educação", salienta o bispo.

Ações

Na Diocese, a Pastoral da Educação e a Coordenação de Pastoral estão programando ações para o tempo quaresmal, como formações, palestras e webinários, além da realização de uma campanha de comunicação pelas redes sociais, nas quais serão mostrados exemplos da prática do lema da CF 2022. Na tarde da quarta está programado um encontro virtual com as secretarias municipais da Educação, as Coordenadorias Regionais e equipes diretivas de escolas católicas. A atividade, pelo Zoom, terá a presença de Dom José Gislon, do padre Paulo César Nodari, que é coordenador diocesano de Pastoral e da Irmã Ieda Tomazini, da Congregação das Irmãs de São José de Chambery.

Gesto concreto

A Campanha da Fraternidade tem como gesto concreto a Coleta Nacional da Solidariedade, realizada no Domingo de Ramos nas comunidades de todo o Brasil. Os recursos são destinados aos Fundos Diocesanos e Nacional da Solidariedade, os quais apoiam projetos sociais relacionados à temática da campanha. Em 2021, o Conselho Gestor do Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), da CNBB, apoiou 80 projetos, nos quais as entidades que se candidataram se comprometeram, entre outros aspectos, a prestar contas periódicas de sua efetivação e resultados.

Leia também:
Nova presidente da Codeca é apresentada a lideranças da comunidade
Câmara de Farroupilha aprova reajuste de salários de prefeito, vice, secretários, vereadores e servidores
Ladrões roubam arma e colete à prova de balas de vigilante da Codeca
Governo destina R$ 49 milhões para melhorias em estradas da Serra
Festa da Uva destina renda de comercialização de uvas ao Projeto Mão Amiga

Tags:

Geral Campanha da Fraternidade 2022 tema Fraternidade e Educação bispo Diocese de Caxias do Sul Dom José Gislon Caxias do Sul