Princesas Cristina Kuhn e Eduarda Baumgarten completam o trio
redacao@serraempauta.com.br
06.04.2025 - 10h17min
Nova Petrópolis elegeu a corte do Folclore Alemão 2025-2026 durante o 36º Baile de Escolha das Soberanas do Folclore Alemão, realizado na noite deste sábado (5), no Centro de Eventos de Nova Petròpolis.
Francieli Tais Herrmann, do Grupo de Danças Folclóricas Sonnenschein, foi a eleita para ostentar a faixa de rainha. Completam o trio de soberanas Cristina Kuhn, do Volkstazgruppe Tannenwald, escolhida como 1ª princesa, e Eduarda Baumgarten, do Volkstanzgruppe Freundschaftskreis, 2ª princesa.
A corte eleita representará o maior evento cultural da Serra Gaúcha, o 52º Festival Internacional de Folclore, que ocorre em Nova Petrópolis, de 17 de julho a 3 de agosto de 2025, com a participação de grupos folclóricos internacionais, nacionais, regionais e locais. E, também, representará o Município de Nova Petrópolis.
O evento contou com a presença do prefeito de Nova Petrópolis, Daniel Carlos Michaelsen e da primeira-dama, Marisa Lawrenz Michaelsen; do vice-prefeito Municipal, Alexandre da Silva e sua esposa Quely Daiane de Lima da Silva; do presidente da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Nova Petrópolis, Cleiton Spengler; secretários Municipais; do presidente do Conselho Municipal de Políticas Públicas Culturais, Mauro Stoffel; de grupos de danças folclóricas e da comunidade.
A avaliação das candidatas iniciou no sábado à tarde, no Parque Aldeia do Imigrante, onde elas falaram aos jurados sobre a cultura local, turismo, histórico do traje, língua alemã e história do Festival Internacional de Folclore. Durante o baile de escolha, foram avaliados quesitos como dança (valsa), beleza, dança do grupo, microfone e comunicação.
Durante a cerimônia de escolha, cada candidata dançou uma música com seu grupo e teve um momento de fala sobre tema determinado, estabelecido através de um sorteio realizado previamente.
O corpo de jurados foi composto por Alexandre Vieira, conselheiro estadual de Cultura do RS e produtor cultural; Isabella Nunes da Silva, 1ª Prenda do Estado do Rio Grande do Sul; Jeanine Pacholsky, coordenadora de Responsabilidade Social do Instituto Elisabetha Randon; Tatiane Frizzo, rainha da Festa Nacional da Uva em 2010, e, atualmente, secretária da Cultura de Caxias do Sul; Verônica Kühle, vice-presidente da Associação Cultural Gramado, e jurada em várias edições da Escolha da Miss Alemanha-Brasil, das Soberanas do Folclore Alemão de Nova Petrópolis e da Soberana de Maratá.
Despedida
A noite marcou também a despedida das Soberanas do Folclore Alemão 2024/2025, rainha Ana Luiza Kuhn, 1ª princesa Marluce Maldaner e 2ª princesa Camila Caroline Schwaab, que representaram brilhantemente Nova Petrópolis e o Festival Internacional de Folclore. O trio, também eleito corte do Bicentenário da Imigração Alemã pela Rota Romântica, permanece neste reinado até o final de 2025.
Após o anúncio dos resultados, coroação e premiação das eleitas, a corte do Folclore Alemão, formada por Francieli, Cristina Kuhn e Eduarda conduziram a Polonaise ao som da Banda Bom de Baile.
O 52º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis ocorre de 17 de julho a 3 de agosto de 2025.
Leia mais:
Vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira em Caxias do Sul
Soprano, de Farroupilha, celebra 70 anos com campanha institucional
Prefeitura de Caxias não pode demolir sobrados com rachaduras
Empresa tem até segunda-feira para iniciar obra de acesso ao Planalto, em Caxias
Impulso inaugura prédio com ginásio e salas de aula em Bento Gonçalves
Tags:
Nova Petrópolis corte Francieli Tais Herrmann eleita rainha Folclore Alemão princesas Cristina Kuhn Eduarda Baumgarten