De voo de helicóptero, fiéis receberam a benção e chuva de pétalas de rosas brancas
redacao@serraempauta.com
14.06.2022 - 08h05min
O Santuário Santo Antônio, em Bento Gonçalves, recebeu mais de 8 mil pessoas nesta segunda-feira (13). O dia de homenagem ao santo foi marcado pela alvorada festiva, com o toque dos sinos, a realização de cinco missas, a retomada da celebração campal e da procissão com a imagem do padroeiro do Município pelas ruas centrais da cidade. Os festeiros também organizaram um almoço de confraternização e receberam doações de alimentos para a Casa Pão dos Pobres. A emoção tomou conta dos fiéis com o retorno da programação presencial, suspensa devido a pandemia da covid-19.
Segundo a organização, mais de 700 pessoas participaram em cada missa, no interior do Santuário, num total de mais de 2,8 mil pessoas. O ponto alto das celebrações ocorreu na missa campal em frente ao Santuário, celebrada pelo bispo Dom José Gislon, com a presença de 5 mil devotos, segundo a estimativa da Secretaria da Segurança Pública
Em sua mensagem inicial, o bispo colocou suas intenções, por intercessão de Santo Antônio.
"Trago no altar do Senhor, a vida de todos vocês, o povo de Deus desta cidade, os devotos de Santo Antônio, os festeiros que se dedicaram para concretizar estes festejos, os doentes, os jovens e os desempregados. Diante da ternura e do amor de Santo Antônio para com Jesus, queremos colocar no altar a vida com todas as suas realidades", pontuou.
O bispo também recordou o trabalho e a missão do padre Júlio Antônio Giordani, que residia na Paróquia e morreu aos 90 anos no início de maio.
Ao final da missa, iniciou a procissão com a imagem de Santo Antônio pelas ruas centrais de Bento, com a distribuição de 2,5 mil balões personalizados. Quando o cortejo retornava para o Santuário Santo Antônio, o padre Luís Carlos Conci, a bordo de um helicóptero, abençoou a cidade com a relíquia do padroeiro. Da aeronave caiu uma chuva de mais de 18 mil pétalas de rosas brancas. O sobrevoo foi ofertado por um casal devoto de Santo Antônio.
Na última missa realizada às 18h em ação de graças pelo êxito da 144ª Festa de Santo Antônio, o casal coordenador dos festeiros, Mônica Bandeira Bianchi e Cleiton Bianchi, agradeceu a todas as equipes e comissões que, juntamente com os festeiros e festeiros jovens, concretizaram os festejos de 2022.
O pároco, padre Volmir Comparin, enalteceu todo o trabalho realizado na Paróquia e fez questão de agradecer os diversos serviços que colaboraram para celebrar a 144ª Festa de Santo Antônio.
"O que tem de se dizer nesta hora: muito obrigado. Que tudo isso que aconteceu nesta 144ª Festa de Santo Antônio seja entregue nas mãos de Deus. São tantos e belos os sinais de amor pela Igreja e por esta devoção a Santo Antônio. Que todos se sintam agradecidos, porque esta festa foi construída com muitas mãos e muitos corações. E agora nos resta esperar a 145ª Festa do nosso Padroeiro", finalizou.
Pãezinhos de Santo Antônio
Durante todo o dia, um dos costumes mais antigos da devoção a Santo Antônio é a bênção e distribuição dos pãezinhos. A Paróquia Santo Antônio, neste ano, distribuiu 6,5 mil pãezinhos que foram abençoados.
Leia também:
Prefeitura receberá contribuições para projeto de lei que trata sobre a comunicação visual em Caxias
CIC de Caxias propõe isenção do ISSQN da tarifa do pedágio
Sesi-RS apresenta projeto de construção de Escola de Ensino Médio em Caxias
Secretaria da Educação encaminha mais 472 estudantes para sala de aula em Caxias
Opinião: Crimes modernos. E cruéis!
Tags:
emoção Festa de Santo Antônio Santo Antônio padroeiro Bento Gonçalves