Montadora é a quarta empresa consolidada e residente no TecnoUCS
redacao@serraempauta.com
10.05.2022 - 18h58min
A Universidade de Caxias do Sul (UCS) e a Ford Motor Company inauguraram, nesta segunda-feira (9), o Espaço Ford, no TecnoUCS - Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação. A proposta é incentivar o crescimento, a criatividade e a descontração, conectando o meio acadêmico com a indústria.
O novo vínculo contribui com o fortalecimento de práticas que fomentem o ecossistema de inovação, favorecendo o aumento de soluções tecnológicas. Além disso, a parceria visa ações colaborativas entre as partes com a finalidade de implantar um hub de inovação para desenvolvimentos com grafeno e derivados.
A Ford torna-se a quarta empresa consolidada e residente no TecnoUCS que já conta com Marcopolo, Mercosul e IBR Redutores. Há ainda 11 startups residentes - em fase de desenvolvimento - e duas associações empresariais: Bracham e Instituto Hélice.
O TecnoUCS conta ainda com uma cooperativa de crédito, o Sicredi Cooperucs, e o escritório do InovaRS. Há também quatro empresas em processo de incubação e quatro empresas em pré-incubação, em Caxias do Sul, e outras sete empresas em pré-incubação em Nova Prata.
Solenidade
Na cerimônia que marcou a inauguração do Espaço Ford no TecnoUCS, o coordenador da UCSGraphene, Diego Piazza, destacou que a parceria é um momento histórico para a Universidade, a UCSGraphene e a Ford, e que ela permite uma geração de conhecimento conectada a um ecossistema de inovação capaz de desenvolver inúmeras potencialidades.
O gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Ford, Luiz Zamorano, ressaltou a importância em criar parcerias que envolvem pesquisas aplicadas à indústria.
"Com as soluções que a gente vai desenvolver juntos, vamos levar os nossos carros e a tecnologia para outro patamar", assegura.
Ele comenta sobre o posicionamento de inovação da Ford e a segurança dessa parceria. "Eu vi na prática peças injetadas, já com o grafeno, tenho certeza que a gente escolheu a instituição correta", conclui.
Para o supervisor de Pesquisa e Desenvolvimento da Ford, Ricardo Albuquerque, inovar é conectar pontos e, depois de lançar 5 milhões de carros no globo com grafeno, o objetivo é ir além.
"Temos quatro centros de desenvolvimento de produtos: Alemanha, Estados Unidos, América do Sul e Austrália, e nós (América do Sul) somos os que mais avançam. Queremos dar um passo à frente, ser líder global", explica.
O reitor da UCS, professor Gelson Rech, que a Universidade conta com um ecossistema de inovação com 250 linhas de pesquisa, 70 grupos de pesquisa, quatro empresas residentes e 11 startups.
"Nós temos uma missão de sermos inovadores, como Henry Ford foi, como nossos fundadores foram. Queremos ser vistos como uma Universidade que não só faz o ensino, mas faz pesquisa, que faz extensão e inovação".
Ele ainda complementa que a parceria entre a instituição e a empresa mundial é por conta do trabalho de excelência dos pesquisadores da Universidade.
"Acreditem: todos nós, juntos e com foco, seremos um grande parque de tecnologia que desenvolve a cidade, a região e o país", conclui.
Leia também:
Comissão da Saúde da Câmara de Caxias debaterá o tema nesta quarta-feira
Projeto propõe obrigatoriedade de faixas elevadas em frente de escolas de Caxias
Start-up de Caxias do Sul apresenta desenvolvimento de veículo elétrico
Parque Rural poderá ser construído em Vila Seca, no interior de Caxias
Vereadoras do PSDB de Caxias participam de força-tarefa para eleições
Tags:
Geral Ford Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação TecnoUCS UCS Caxias do Sul