Moradores de Galópolis deixaram suas residências neste sábado. Eles não poderão voltar por pelo menos 15 dias
redacao@serraempauta.com
05.05.2024 - 11h34min
Uma força-tarefa retirou 150 famílias de uma grande área em Galópolis, distrito de Caxias do Sul, no final da tarde deste sábado (4). Há o risco de deslizamentos de terra da encosta devido a abertura de uma grande fenda no asfalto na estrada Vitor São Bernardo. As famílias foram para casas de parentes.
Acesse a lista de transmissão no WhataApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.
A evacuação dos moradores ocorreu nas ruas Angelo Basso até o Balneário Moschen, Paulino Chaves, João Laner Spinatto, José Casara até a cooperativa, rua atrás da cooperativa até o Balneário Moschen e da rua Ismael Chaves até a Angelo Basso. Eles não poderão voltar para suas casas pelo menos por 15 dias.
Segundo o ex-secretário do Meio Ambiente e coordenador da ação, João Uez (Republicanos), cada membro da família poderá ir para casa uma vez ao dia para buscar pertences e itens e higiene. Para isso, precisará se apresentar a um soldado do Exército que irá acompanhar, porque as ruas estão totalmente bloqueadas.
"Haverá comunicação diária sobre a situação no grupo de WhatsApp do bairro, mantendo todos informados após monitoramento geotécnico e pareceres técnicos de geólogos e engenheiros de mina. A GM (Guarda Municipal) fará rondas permanentes nessas vias para evitar arrombamentos ou roubos das residências", informa.
Uez explica ainda que serão esvaziados os açudes das propriedades na encosta e será feita uma vala para escoar água para que não entre na fenda no asfalto e piore a situação.
Leia mais:
Badin, o Colono comemora arrecadação de R$ 10 milhões em campanha
Bombeiros confirmam quinta morte em razão da chuva em Caxias do Sul
Caxias do Sul envia projeto de infraestrutura do Aeroporto da Serra Gaúcha
Rodovias da Serra e do Caí liberadas para abastecimento da população
Bento Gonçalves confirma quatro mortes por causa das chuvas
Tags:
Alerta força-tarefa retira 150 famílias Galópolis áreas risco deslizamento Caxias do Sul