Artistas da Argentina, SP, PE, MG e RS se apresentarão. Shows gratuitos serão realizados de janeiro a março
redacao@serraempauta.com.br
18.12.2024 - 11h53min
Os brasileiros Caetana, Jalile, Lizza Dias, Rodrigo Mancusi, Vagnotreta e a argentina Vivi Pozzebón são os artistas selecionados para o Festival Mostra Tum Tum de Verão, que será realizado de janeiro a março de 2025, em Caxias do Sul. Os nomes foram confirmados pela organização do evento nesta terça-feira (17). Todas as apresentações serão gratuitas, no Parque dos Macaquinhos, em datas a serem definidas.
O Tum Tum de Verão é uma das atrações da Mostra Tum Tum, projeto que está em sua 10ª edição e já acelerou o coração de mais de 100 mil pessoas. Os artistas foram escolhidos por equipe curatorial, a partir de um edital on-line que recebeu aproximadamente 200 inscritos. A seleção levou em conta critérios como inventividade, originalidade, estética musical, performance ao vivo e histórico das bandas e integrantes.
"Este festival é importante para que possamos trazer para as pessoas um pouco da música feita fora do mainstream, de artistas com trabalhos significativos que muitas vezes não têm oportunidade de se apresentar por aqui. A Tum Tum exerce um papel fundamental na formação de ouvintes", avalia Beto Scopel, que coordena as atividades ao lado de Juli Pandolfo.
Conheça os artistas selecionados
:: Caetana - natural de Recife (PE), é a primeira cantora trans a gravar um frevo no Brasil. Cantora, compositora, dançarina e percussionista, também atua com audiovisual, roteiro, literatura e produção musical. É responsável por projetos culturais como o festival colaborativo O Coco no Coque, que busca resgatar a memória do gênero musical coco de roda.
:: Jalile - cantora e compositora mineira residente na capital gaúcha. Sua trajetória se caracteriza pelas variadas referências culturais que reverberam em sua identidade artística, incorporando diversos gêneros, ritmos e estilos musicais. Na sonoridade, propõe a estética do pop contemporâneo, com referências do R&B em fusão com ritmos brasileiros como o brega e o funk.
:: Lizza Dias - tem atuação artística desde a infância, participando de eventos no bairro onde cresceu, o Partenon, em Porto Alegre. Atualmente, mora no Rio de Janeiro e se apresenta com sua banda no projeto Caboclinhas, com show de músicas, danças e um repertório variado: samba de raiz, forró, frevo, jongos, afoxé e ijexá.
:: Rodrigo Mancusi - cantor, compositor e ator brasileiro. Circulou por palcos de casas musicais e festivais com a banda Abacaxepa, ganhadora do Prêmio Arcanjo de Cultura. Em 2022, abriu os caminhos de sua carreira solo, buscando aprofundar suas próprias linguagens, discursos e desejos. Entre suas referências destacam-se MPB, R&B, axé e samba-reggae, bem como ritmos afrobrasileiros e afrolatinos.
:: Vagnotreta - nascido em Pelotas, o cantor e compositor traz na bagagem a vasta influência da coleção de discos que tinha em casa. Teve seu envolvimento com a arte aos 11 anos, fazendo backing vocals e freestyles em grupos de rap. Residiu em São Paulo por alguns anos, onde tocou com sua banda NO TRETA e participou de projetos paralelos, conciliando produções, shows e gravações.
:: Vivi Pozzebón - ganhadora do Prêmio Gardel 2023 de Melhor Álbum Instrumental - Fusión - World Music, é uma das mais destacadas referências contemporâneas do canto e da percussão na Argentina. É percussionista, cantora e pesquisadora etnomusical com 30 anos de trajetória. Tem uma forma única de mesclar ritmos de raiz sul-americanos, afrolatinos e do mundo, criando uma atmosfera de ritual e celebração carregada de energia, entre sonoridades tradicionais, rock e couro de tambores.
Leia mais:
CPI das Funerárias de Caxias prepara votação do relatório final
Natal Literário Solidário festeja com 180 crianças e jovens em Caxias
Adiló Didomenico descerra sua foto na galeria de prefeitos de Caxias
Sindmóveis de Bento Gonçalves elege diretoria para o biênio 2025-2026
FAS de Caxias do Sul apresenta Cuidado Subsidiado para pessoas idosas
Tags:
Cultura música Festival Mostra Tum Tum divulga nomes line-up 2025 Caxias do Sul