Sexta edição do projeto ocorre de 21 a 28 de setembro
redacao@serraempauta.com
20.09.2022 - 09h02min
Com o objetivo contribuir para a garantia do direito de pessoas com deficiência de participarem da vida cultural da cidade em base de igualdade com as demais, promovendo assim a acessibilidade cultural, o Festival Especial chega à sua sexta edição em Caxias do Sul. O evento ocorre de 21 a 28 de setembro.
A programação prevê 43 ações culturais em sete instituições da cidade. Realizadas pela última vez em 2019, as atividades voltam depois do hiato da pandemia numa realização da Varsóvia Educação e Cultura.
O evento que aproxima cultura e lazer, com música, dança, cinema, bailes, plantação de flores, contação de histórias, desfile de moda inclusiva, prática de yoga e meditação chegará às unidades da Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae), Escola Especial João Prataviera, Centro Dia Caxias, Associação de Pais e Amigos de Deficientes Visuais (Apadev), Instituto de Áudio Visão (Inav), Escola Municipal Especial Helen Keller, que trabalha com deficientes auditivos, e Associação Regional de Deficientes Físicos (A/Rampa).
Com atividades que buscam o aprimoramento e o aperfeiçoamento do desenvolvimento estético, sonoro, corporal e cognitivo dos usuários com deficiência, o Festival Especial aposta na inclusão pela arte, contribuindo para a ampliação desse universo tão vasto e de tantas possibilidades que é o da imaginação. Busca também contribuir para o processo de reconhecimento de identidade cultural desses grupos especiais entre si e perante a comunidade. Assim, o projeto reconhece também que as pessoas com deficiência, em geral, têm capacidade peculiar de sensibilização no entendimento da “poética” do mundo, dando espaço a um universo tão vasto e de tantas possibilidades que é o da imaginação.
Aberto à comunidade em geral, com entrada franca em todas as ações, o Festival Especial também acredita na oportunidade de nos reconhecermos através das diferenças e perceber que todos somos parte da construção desse cenário multicultural que os dias de hoje nos apresenta.
Leia também:
Prefeitura de Farroupilha protocola LDO de 2023 com previsão de receita de R$ 414 milhões
Ecoparque celebra a chegada da nova estação neste sábado em Caxias do Sul
Cadastramento de 304 terrenos de famílias do Loteamento Conquista inicia nesta quarta-feira
Feira Maesa Cultural, em Caxias do Sul, tem sucesso de público e vendas
OPINIÃO: Comida. Música. Dança. Moda. Tudo iguala todos
Tags:
Cultura Festival Especial arte pessoas com deficiência Caxias do Sul