Lançamento será no GNC Cinemas do Shopping Villagio, às 18h
redacao@serraempauta.com
04.11.2024 - 14h18min
Caxias do Sul está inserida na programação nacional do Festival de Cinema Italiano. Nesta terceira edição, a sessão de lançamento ocorre nesta quinta-feira (7), e se estende até 8 de dezembro. A entrada é gratuita, com sugestão de doação de 1 kg de alimento não perecível destinado ao Banco de Alimentos de Caxias do Sul.
Após o receptivo, que conta com a performance do violoncelista Fabio Chagas, e do protocolo, abrilhantado pela interpretação dos hinos Nacional e Italiano na voz do tenor Giovanni Marquezelli e pelas mãos do pianista Bento Osvaldo Bressiani Martins, os convidados assistem ao filme Romeo è Giulietta, de 2024. Trata-se de uma comédia, com direção de Giovanni Veronesi e duração de 102 minutos.
O lançamento contará com coquetel temático, alusivo à história clássica de Romeu e Julieta, escrita por William Shakespeare e eternizada nas telas pelo diretor Franco Zeffirelli, em 1968.
No total, serão 22 sessões gratuitas, que incluem filmes inéditos e clássicos, a serem exibidos no GNC Cinemas do Shopping Villagio Caxias e na Sala de Cinema Ulysses Geremia, no Centro de Cultura Ordovás.
A promoção é do Consulado-Geral da Itália em Porto Alegre em parceria com o Consulado Honorário de Caxias do Sul e apoio da Secretaria da Cultura. No Brasil, realiza-se a 19ª edição.
O Festival de Cinema Italiano no Brasil é organizado pela Câmara de Comércio Italiana de São Paulo – ITALCAM, em colaboração com a Embaixada da Itália no Brasil.
Neste ano, a versão presencial do Festival acontecerá em 120 salas de cinema de 87 cidades no país, com todas as exibições legendadas. Além disso, o Festival estará disponível via streaming, de maneira gratuita e sem limite de acessos. Como se dá todos os anos, o filme mais assistido receberá o Prêmio Pirelli de Cinema Italiano.
O diretor do Festival de Cinema Italiano no Brasil, Nico Rossini, afirma que "desde o princípio, o Festival teve como objetivo promover o cinema italiano contemporâneo, para destacá-lo dos estereótipos da comédia à Italiana. Com o passar dos anos, adquiriu uma relevância cada vez maior no panorama dos festivais no Brasil e, sucessivamente, na América Latina", destaca.
O Festival já percorreu 110 cidades no país e esse ano, a promoção homenageia as mulheres, tanto em filmes inéditos quanto naqueles já consagrados. Nos filmes, as mulheres são mostradas em sua plenitude: contemporâneas, independentes, donas de seus próprios ideais, resilientes, fortes e inteligentes.
Exposição Cultura de Imigração Italiana
Até o dia 8 de dezembro, encerramento do Festival, no Shopping Villagio Caxias, o público também poderá apreciar a exposição "Cultura de Imigração Italiana no acervo da Universidade de Caxias do Sul".
Serão expostos quadros oriundos da série "Cansioniero Popolar", dos organizadores Anthony Beux Tessari e Gelson Leonardo Rech, com pesquisa de Cleodes Piazza, José Clemente Pozenato e Patrícia Pereira Porto e totens com acervo do Instituto Memória Histórica e Cultural da UCS, onde estarão álbuns históricos, passaportes e outros itens que vão levar a uma aprazível viagem ao passado.
Leia mais:
Edson da Rosa e Cristina Calcagnotto reassumem secretarias da Educação e Cultura
Exposição de bordados chega ao Museu do Imigrante, em Bento Gonçalves
Garibaldi Vintage invade a Buarque de Macedo na próxima sexta-feira
Obra da ponte entre Bento e Cotiporã está na fase de cura da concretagem
Hospital Geral, de Caxias, vai receber quase R$ 12 milhões do Estado
Tags:
Cultura sétima arte Festival de Cinema Italiano Caxias do Sul