Siga nossas redes sociais
Logotipo - Festival de blues e jazz recebe 2 mil pessoas em Flores da Cunha | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Festival de blues e jazz recebe 2 mil pessoas em Flores da Cunha | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais icon-whatsapp icon-instagram icon-facebook icon-twitter

Cultura

Festival de blues e jazz recebe 2 mil pessoas em Flores da Cunha

Apresentação da cantora americana J.J. Thames foi um dos momentos mais imersivos do evento

Jornalista - Redação

redacao@serraempauta.com.br

Zé Eduardo de Andrade/Divulgação
Foto Principal - Notícia

Flores da Cunha recebeu no último final de semana a segunda edição do Flores Blues Jazz Festival, realizado pela Associação dos Produtores de Arte e Cultura de Flores da Cunha (Apac), reunindo artistas da música, dança, artes visuais e gastronomia em um evento que atraiu um público de 2 mil pessoas.

>>> Acesse a lista de transmissão no WhatsApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

A programação apresentou 13 shows, performances de dança, workshows e uma feira de arte e artesanato, consolidando um novo espaço para expressão cultural na Serra Gaúcha.

Durante os dois dias de festival, o palco recebeu artistas que passearam pelo blues, jazz e soul e suas vertentes, trazendo interpretações de grandes nomes da música e composições autorais. O formato do evento permitiu apresentações dinâmicas e imersivas, incluindo workshows com interação direta com o público.

A feira de arte e artesanato reuniu artistas visuais e artesãos que, além de exporem suas obras, produziram peças ao vivo. Cassiano Renosto, Morgana Capeletti e Carlos Eduardo da Rosa pintaram e criaram durante o evento, proporcionando ao público uma experiência imersiva no processo artístico.

Os workshows, conduzidos por Ricardo Biga, foram outro destaque, abordando a trajetória dos músicos do festival, suas diferentes técnicas e influências na formação musical. O público teve a oportunidade de conhecer mais sobre os artistas como o trompetista Beto Scopel (Choros de Balcão e Quarteto New Orleans), o acordeonista Uiliam Michelon (Uiliam Michelon), o vocalista Luciano Souza (Jazz Cinnamon) e o pianista Gabriel Lopes (Pacific 22).

Entre os shows mais comentados do festival, a apresentação de J.J. Thames foi um dos momentos mais imersivos do evento. A cantora norte-americana, conhecida como "The Hurricane", entregou uma performance visceral, misturando blues, soul e rock em um espetáculo carregado de emoção, junto com a Alexandre França Blues Band.

A energia de J.J. Thames no palco e a conexão com o público fizeram do show uma experiência intensa, levando os espectadores a uma verdadeira viagem pela essência da música negra americana.

"Eu realmente gostei de Flores da Cunha. Eu vi muito pouco, mas é uma cidade linda, cheia de hospitalidade e realmente espero voltar para umas férias", comentou a artista.

Sobre a importância do festival, JJ Thames destacou.

"O blues é a origem de tudo isso e viemos aqui mostrar como isso funciona. É uma honra estar aqui."

Ela também comparou a conexão entre o blues e o samba.

"Eu realmente acredito que o blues norte-americano, assim como o samba sul-americano, trabalham mão a mão. Eles têm a mesma 'fruta' e, embora cresçam na mesma árvore, são um pouco diferentes, talvez por causa do clima. Mas, sem dúvida, muitos projetos que estão sendo apresentados unem essas culturas. É uma honra fazer parte e compartilhar isso com vocês", frisou.

Uma das surpresas da edição foi a homenagem feita à J.J. Thames pelo artista Carlos Eduardo. Especialista em desenhos realistas, ele utilizou a técnica de sombreamento com lápis grafite sobre papel para criar um retrato da cantora, um trabalho que levou cerca de 80 horas para ser concluído.

"A ideia de produzir essa obra da J.J. Thames surgiu da vontade de unir as artes. A música tem um papel muito forte, em parceria com a Apac, quis aproveitar o festival para dar visibilidade também às artes visuais. A junção das duas formas de expressão gerou um resultado surpreendente", afirmou o artista.

O presente foi entregue à cantora durante o show, emocionando tanto a homenageada quanto o público presente.

O encerramento do festival ficou por conta da Florentina Rock & Soul, que trouxe ao palco um repertório recheado de clássicos do blues, jazz e soul. Com um time de 14 músicos, a banda de 61 anos, "prata da casa", levou o público a uma viagem sonora que resgatou a essência do rhythm blues.

O show final foi marcado por arranjos elaborados, metais vibrantes e uma interação constante com a plateia, garantindo um desfecho à altura do evento.

O evento atraiu visitantes de diversas cidades do Estado e foi bem recebido pelo público florense, que elogiou a iniciativa por trazer uma programação diversificada e de qualidade ao Município.

"Vim com muita expectativa e estou amando. O nível dos artistas é muito bom. Como tem gente boa aqui na região! Quero voltar e trazer meus amigos", destacou Maria Teresa Chong, que veio de Guaíba para prestigiar o evento.

Um diferencial do festival foi a acessibilidade, com tradução simultânea em Libras, garantindo inclusão para pessoas surdas.

Para Felipe Corso, presidente da Apac, o sucesso desta edição abre caminho para um futuro promissor.

"O retorno do público e dos artistas foi muito positivo. Queremos expandir ainda mais, trazendo novos nomes e ampliando as experiências culturais oferecidas", projetou.

Corso celebrou o resultado positivo do evento e já pensa na próxima edição.

"Ficamos muito felizes com a receptividade do público e a diversidade de pessoas que participaram. Isso só reforça que há espaço para um evento como esse crescer cada vez mais. A primeira edição foi um sucesso e já estamos pensando em novidades para o próximo ano", comentou.

Com o encerramento da segunda edição, o Flores Blues Jazz Festival se firma como um novo espaço para a música e cultura na Serra Gaúcha, criando expectativa para as próximas edições.

Leia mais:
Caxias do Sul Basquete sofre segunda derrota seguida fora de casa
Programa de entrevistas une humor, reflexão e diversidade em Caxias
Bancas de uvas em praças de Caxias vendem cerca de 30 toneladas da fruta
Fiscalização será intensificada nos corredores de ônibus em Caxias do Sul
ARI Serra Gaúcha lança livro em homenagem aos comunicadores da região

Tags: