Evento foi lançado nesta sexta-feira durante a abertura da colheita, na propriedade da família Pagliosa, na 3ª Légua
redacao@serraempauta.com.br
08.02.2025 - 07h37min
A Abertura Oficial da Colheita, promovida pela Prefeitura de Caxias do Sul nesta sexta-feira (7), ganhou contornos ainda mais nobres. A ação marcou o início da contagem regressiva para a 4ª Festa das Colheitas. O evento será realizado entre os dias 7 e 23 de março, de sexta a domingo, no Centro de Eventos da Festa da Uva. A programação é totalmente gratuita, mas sugere-se a doação de 1 kg de alimento não perecível, a ser destinado ao Banco de Alimentos do Município.
Repleta de significados, a cerimônia ocorreu na propriedade da família Pagliosa, na 3ª Légua, e reuniu cerca de 100 convidados. Entre os presentes, o prefeito de Caxias, Adiló Didomenico (PSDB), e o vice, Edson Néspolo (União Brasil), o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Pepe Vargas (PT), o presidente da Câmara, vereador Lucas Caregnato (PT), e a deputada federal Denise Pessôa (PT).
Também participaram a rainha da Festa da Uva 2024, Lizandra Mello Chinali, as princesas Eduarda Ruzzarin Menezes e Letícia de Carvalho, as embaixatrizes do evento e o presidente da Comissão Comunitária da Festa da Uva, Fernando Bertotto.
Segundo maior evento comunitário do Município, a Festa das Colheitas integra o Calendário de Comemorações aos 150 anos da Imigração Italiana no RS, celebrados em 2025. Com o mote A cultura italiana transformada em Festa, a 4ª edição da festividade deve reunir 80 mil pessoas no Centro de Eventos da Festa da Uva ao longo de três finais de semana - 7, 8 e 9, 14, 15 e 16, e 21, 22 e 23 de março.
Diversas apresentações artísticas estão previstas para os nove dias de evento. Por meio da dança, da música, do coro e do teatro, as performances vão reverenciar a cultura ítalo-gaúcha e homenagear os colonos.
A farta gastronomia típica também estará presente, somando-se a uma série de outros atrativos que vão proporcionar experiências singulares aos visitantes.
Caxias do Sul é a maior produtora de hortifrutigranjeiros do Estado
Em seu discurso durante a solenidade, Bertotto mencionou o protagonismo de Caxias do Sul para além da uva. O Município é o maior produtor de hortifrutigranjeiros do Rio Grande do Sul, sendo responsável por abastecer 25% da Ceasa no Estado.
Nesse sentido, a Festa das Colheitas visa destacar a bravura dos imigrantes italianos e homenagear aqueles que, nos dias de hoje, não medem esforços para abastecer as mesas de milhões de famílias.
"Juntos, faremos uma belíssima celebração e celebraremos aquilo que nos é mais genuíno: a nossa cultura, a nossa identidade, as nossas raízes", frisou.
Caregnato, que é vice-presidente do evento, reforçou o convite feito por Bertotto, chamando moradores e turistas a visitarem o espaço que a Câmara terá durante a Festa.
"A Festa das Colheitas ganha ainda mais relevância neste ano em que são celebrados os 150 anos da emigração italiana. É um momento importante, tendo em vista a história, o desenvolvimento da economia e da cultura da nossa cidade, que passa pela agricultura familiar, pelas mãos de colonos e colonas que trabalharam muito e que seguem trabalhando, produzindo uva e tantas outras culturas aqui no nosso Município", destaca Caregnato.
O secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Rudimar Menegotto (PRD), também saudou os agricultores, que tanto se dedicam para colocar o alimento à mesa da humanidade e são responsáveis por Caxias ser a maior produtora de hortifrutigranjeiros do Estado.
"É o momento de celebrar a colheita e agradecer o trabalho que os agricultores fazem. Se eles não estão aqui conosco é porque alguém está trabalhando. Este momento é de celebrar e agradecer essas pessoas que fazem o trabalho de produzir alimentos", ressaltou, mencionando que o solo caxiense registra uma grande variedade de plantios. Somente de uva a safra deste ano chegará a 70 milhões de quilos, informou Menegotto.
Antes de todas as autoridades se manifestarem, uma das integrantes da família anfitriã, Letícia Pagliosa, recebeu os visitantes, agradecendo pela presença de todos na propriedade.
Diante da manifestação da jovem, que é técnica em Agropecuária pela Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha (EfaSerra), o prefeito Adiló teceu elogios a todos que fazem a agricultura acontecer. Ele ainda valorizou a dedicação do povo caxiense, ressaltando o senso de solidariedade e a capacidade de acolhida, e a contribuição dos imigrantes.
Principais atrações da Festa das Colheitas 2025
Bertotto ainda anunciou as principais atrações da 4ª Festa das Colheitas. Entre os destaques, está a cantora e compositora italiana Mafalda Minnozzi, conhecida pela sua forte identificação com o povo brasileiro, e o show das Italianas do Brasil, de Thaina e Thairine, que animam milhares de pessoas nas principais celebrações italianas do país.
Além disso, a comunidade poderá participar de visitas guiadas ao Parque de Eventos da Festa da Uva e se divertir com os Jogos Coloniais, que vão ocorrer aos sábados e domingos. Exposição e venda de orquídeas, Feira Multissetorial, Mostra da Agricultura Familiar, exposição dos 150 anos da imigração italiana no RS, exposição de máquinas e soluções agrícolas também vão encantar o público.
Clique aqui e confira a programação completa da Festa das Colheitas 2025.
Leia mais:
Prefeitura e Fundação Caxias irão doar cinco casas aos indígenas de Forqueta
Vereador de Caxias do Sul protocola projeto Escola sem Partido
Inicia o bloqueio viário para a montagem do Acqua Fest 2025, em Caxias
Caxias do Sul Basquete consegue segunda vitória consecutiva em casa
Radares entram em operação na segunda-feira nas rodovias da Serra e Caí
Tags:
Geral contagem regressiva Festa das Colheitas Caxias do Sul apresenta programação finais de semana abertura da colheita