Evento inicia nesta sexta-feira no Centro de Eventos da Festa da Uva
redacao@serraempauta.com
24.02.2023 - 14h33min
A Festa das Colheitas 2023 inicia nesta sexta-feira (24), no Centro de Eventos da Festa da Uva. Serão três finais de semana dedicados à fartura do interior de Caxias do Sul, maior produtor de hortifrutigranjeiros do Rio Grande do Sul. A entrada é gratuita. O evento ocorre nos dias 24 a 26 de fevereiro, 3 a 5 e 10 a 12 de março, nas sextas, das 14h às 22h, e nos sábados e domingos, das 10h às 22h.
O prefeito Adiló Didomenico (PSDB) destaca a opção de consolidar a realização bienal da Festa das Colheitas, nos anos ímpares, intercalando com a Festa da Uva.
"Queremos celebrar a produção de Caxias do Sul. Não somente a uva, que é a fruta símbolo do nosso Município, mas todos os produtos diversificados que são produzidos na região vão estar aqui na exposição”, afirma o prefeito.
Para o presidente da Festa da Uva, que também realiza a Festa das Colheitas, Fernando Bertotto, o evento é uma oportunidade para celebrar o trabalho do produtor caxiense, que movimenta a economia do Município.
O secretário da Agricultura, Rudimar Menegotto, afirma que a comunidade tem muito a celebrar.
"Hoje temos o título de maior produtor de hortifrutigranjeiros do Estado. Fizemos um levantamento e comercializamos para 18 estados", frisa.
As atividades para o público vão desde palestra sobre o cultivo de orquídeas até torneio de quatrilho, passando por seminário de queijos, baile e apresentações artísticas - Os Bertussi animam a primeira noite do evento.
As vinícolas e o agronegócio familiar estarão comercializando produtos típicos locais. Na área da gastronomia, tem o prato tradicional de polenta brustolada, salame e queijo, similar ao que foi servido na última Festa da Uva, além de outras opções de lanches. Uma parte do valor arrecadado com o prato típico – 15% - será revertido para a Fundação de Assistência Social (FAS).
A Festa das Colheitas conta ainda com recreação para as crianças, atrações culturais e feira multissetorial. Uma novidade desta edição é a exposição de orquídeas. Nos dois primeiros finais de semana haverá a exposição e vendas das flores e, no último, também será realizado, pela primeira vez em Caxias, o Encontro Estadual de Orquídeas. Também não poderia faltar o Parque de Diversões, que segue aberto toda a semana, com exceção das segundas-feiras, na entrada dos Pavilhões, ao lado do estacionamento.
Haverá cobrança de estacionamento, por ser uma concessão.
No segundo domingo de Festa, um motivo adicional para ir aos pavilhões: será dia de passe livre no transporte coletivo.
A programação completa pode ser acessada no link.
Leia mais:
Fenavindima, em Flores, abre inscrições para concurso das soberanas na próxima semana
Caxias tem déficit de R$ 30 milhões por ano na área da saúde
Fenavinho, em Bento, prorroga inscrições para candidatas a corte
Deputados caxienses participam de anúncio de ações emergenciais no Rio Grande do Sul
Prefeitura de Caxias apresenta proposta de ocupação da Maesa
Tags:
Celebração Festa das Colheitas comemora produção hortifruti hortifrutigranjeiros Caxias do Sul