Decreto estadual determina exigência para municípios que não atingiram 90% da população acima dos 18 anos, com esquema vacinal completo
andre.tajes@serraempauta.com
11.02.2022 - 13h34min
Em cumprimento ao decreto estadual, a Festa da Uva vai exigir o comprovante de vacinação para a entrada nos Pavilhões e acesso às arquibancadas para assistir os seis desfiles cênicos musicais na Rua Sinimbu.
O presidente da Comissão Comunitária da Festa da Uva, Fernando Bertotto, e a secretária da Saúde, Daniele Meneguzzi, explicaram a decisão durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta sexta-feira (11), no Pavilhões. Na oportunidade, também foi apresentado o planejamento das ações de segurança e de trânsito para os dias do evento, que será realizado de 18 de fevereiro a 6 de março.
Segundo Daniele, Caxias do Sul tem 79,3% da população adulta com esquema vacinal completo, e 86,4% do mesmo público com a primeira dose.
"A medida segue decreto estadual, que determina a exigência da apresentação de carteirinha em municípios que não atingiram 90% da população adulta, acima dos 18 anos, com esquema vacinal completo", explicou a secretária.
Todas as pessoas maiores de 18 anos deverão apresentar a carteira de vacinação em papel ou o comprovante digital por meio do aplicativo Conecte SUS, além de um documento de identificação com foto.
A outra possibilidade é a apresentação de um teste de covid-19 (RT PCR ou de antígeno) com resultado negativo realizado no prazo máximo de 48 horas antes da entrada no evento.
Daniele afirmou que o passaporte sanitário é mais um cuidado com a saúde de todos os visitantes. Ela lembrou que a organização da Festa da Uva deixou os corredores mais largos para evitar aglomeração e que haverá totens com álcool em gel espalhados pelo parque. Além disso, monitores vão alertar o público para o uso obrigatório de máscaras cobrindo a boca e o nariz e orientando os visitantes a manter o distancionamento quando necessário.
"A vacinação e o uso de máscaras são hoje as nossas maiores armas no enfrentamento da covid", ressaltou a titular da pasta.
Não haverá exigência do passaporte vacinal para menores de 18 anos.
Leia também:
Água do chafariz da Praça Dante Alighieri recebe cor de uva
Rainhas de edições passadas da Festa da Uva serão homenageadas no desfile cênico musical
Cooperativa financeira Cresol vai abrir filial em Caxias do Sul
Rainha, princesas e embaixatrizes intensificam divulgação da Festa da Uva nesta sexta e sábado, em Caxias
Uniformes para alunos da rede municipal de Caxias estão prontos para serem entregues
Tags:
Geral Festa da Uva 2022 comprovante de vacinação exigência decreto Governo do Estado Pavilhões arquibancadas desfile cênico musical Caxias do Sul