Últimas notícias de Caxias do Sul

Logotipo -  Fenavinho elege corte em Bento Gonçalves | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo -  Fenavinho elege corte em Bento Gonçalves | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter

Festa

Fenavinho elege corte em Bento Gonçalves

Ana Paula Côrtes Foresti é a imperatriz do vinho e Thaís Dall'Osbel Centenaro e Liege Sobirai as damas de honra

Colunista - Redação

Redação

redacao@serraempauta.com
02.04.2023 - 17h46min

Gabriel Santos/Kia Ora Films/Divulgação
Foto Principal - Notícia

A Festa Nacional do Vinho conheceu a corte que representa sua 18ª edição. Ana Paula Côrtes Foresti foi eleita imperatriz do vinho, Thaís Dall'Osbel Centenaro e Liege Sobirai são as damas de honra. Junto à coroa, elas recebem a responsabilidade de promover os atrativos daquela que é a mais querida e emblemática festa de Bento Gonçalves. A festa da escolha ocorreu na noite deste sábado, dia 1º de abril, no espaço ocupado pela Vila Típica da Fenavinho, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves.

banner-cetec-serraempauta.png

Ana Paula tem 30 anos, curso superior completo em Arquitetura e Urbanismo, e representa a Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Região dos Vinhedos (Aearv). Thaís tem 24 anos, Ensino Superior completo em Nutrição, e representa o Roteiro Caminhos de Pedra. Liege, 24, cursa Educação Física e representa o Studio de Dança Nina Aver.

A escolha levou em conta critérios como simpatia, cordialidade, desenvoltura, beleza, tranquilidade e naturalidade – durante o desfile e, também, entrevistas individuais realizadas ao longo da tarde. Também contribuiu para a definição o resultado da votação popular, que agregou pontos às notas das candidatas Júlia Morbini, Liege Sobirai e Bárbara Ferreira.

A corte recém eleita tem a missão de cumprir, a partir de agora, intensa agenda de representação da Fenavinho, cuja relação de atividades já tem na agenda atrativos como os Jogos Coloniais, o Desfile Cultural e o Vinho Encanado, culminando com a programação da Vila Típica, de 8 a 18 de junho, de forma concomitante à 31ª ExpoBento, no Parque de Eventos de Bento.

Concorreram ao título 14 mulheres, que foram avaliadas por um corpo de jurados composto pelo presidente da Uvibra e presidente do Júri Daniel Panizzi,  a primeira dama do Município Cláudia Remus, a prefeita de Santa Tereza Gisele Caumo, o deputado estadual Guilherme Pasin, a imperatriz da 17ª Fenavinho Laís Dupont, o promotor de eventos Marcelo Soes, o diretor geral da Secretaria Estadual do Turismo Rafael Carniel, a Relações Públicas e Marketing da Orquidea Vanessa da Silva Souza e a rainha da Fenachamp 2022 Verônica Martinazzo.

Eventos enaltecem essência da região

Mais do que eleger a corte da 18ª Fenavinho a celebração que ocorreu na festa da escolha foi uma verdadeira reverência à história, cultura e essência de Bento.

"Somos guardiões e promotores de um legado cultural que não pode, sob hipótese alguma, ser esquecido, manchado ou menosprezado. A Serra gaúcha é uma terra de valores, de princípios, de trabalho digno, de pujança e de desenvolvimento construídos com a força de cada um de nós e daqueles que nos antecederam. Em respeito e honra a eles, é nosso dever preservar e engrandecer esse valioso patrimônio cultural", disse Marijane Paese, presidente do CIC-BG, entidade promotora da Fenavinho.

Para o coordenador da 18ª Fenavinho, Rodrigo Valerio, a Fenavinho assume o protagonismo na celebração à cultura e raízes locais.

"Esse legado é tão rico que nos permite presentear a comunidade com a programação da Fenavinho sob diversas formas e atrações. Uma delas é a escolha da imperatriz do vinho e das damas de honra, que homenageia a força feminina, importante pilar para o desenvolvimento de toda a região e promoção da Fenavinho".

Para a coordenadora da corte da 18ª Fenavinho, Bárbara Bortolini, também imperatriz da 16ª Fenavinho, o evento é sinônimo de comunidade, de dedicação e de alegria.

"Participar da corte é uma experiência incrível que as recém eleitas terão o privilégio de vivenciar – e certamente estão muito bem preparadas para esse desafio", disse.

Na opinião do prefeito Diogo Siqueira, outra importante contribuição da Fenavinho e suas programações é externar todo o orgulho que a cidade tem de seus agricultores e, sobretudo, do emblemático vinho produzido graças ao trabalho deles no cultivo da uva. "Pelo trabalho, pelo esforço e pelo empreendedorismo de sua gente, nossa região merece ser referência em todo o país", destacou.

A noite marcou, ainda, a despedida da corte da 17ª Fenavinho, composta pela imperatriz Laís Dupont e pelas damas de honra Raiane Conci e Letícia Beliski.

A festa teve atrações musicais como o gurpo Ragazzi Dei Monti e da dupla Beto Malheiro e Tobias, além de gastronomia de qualidade, acompanhada pelos vinhos e espumantes da região.

Leia mais:
Zé Dambrós mobilização do Parlamento Regional para custeio do Hospital Geral, em Caxias
Câmara de Vereadores recebe demandas da Comissão do Artesanato Caxiense
Sindiserv promove abraço ao Instituto de Previdência e Aposentadoria Municipal
Três candidatas a rainha da Festa da Uva 2024 se inscreveram nesta sexta, em Caxias
Prefeitura publica edital para nova iluminação pública em Caxias do Sul

Tags:

Festa Fenavinho elege corte Bento Gonçalves Ana Paula Côrtes Foresti imperatriz do vinho Thaís Dall'Osbel Centenaro Liege Sobirai damas de honra