Evento ocorre entre ocorre de 1º a 15 de maio, e vai reunir mais de 5,7 atletas de 78 países
redacao@serraempauta.com
28.04.2022 - 09h15min
O vereador Felipe Gremelmaier (MDB) cobrou da administração municipal uma maior divulgação da 24ª edição das Surdolimpíadas nos acessos a Caxias do Sul. A manifestação ocorreu durante a sessão da Câmara desta quarta-feira (27). O emedebista também fez um breve histórico das origens da competição de caráter mundial e voltou a considerar privilégio para Caxias do Sul sediar a competição. O evento esportivo ocorre de 1º a 15 de maio, e não haverá cobrança de ingresso nos locais de provas.
"Quem entra em Caxias não sabe que vai ter Surdolimpíadas. Quem é da cidade não sabe que vai ter Surdolimpíadas. Não adianta ter banner em três, quatro ônibus da Visate. O município não precisou fazer investimento na Surdolimpíadas. Então onde está a referência para quem chega de avião em Caxias do Sul? Onde está a referência para quem chega na rodoviária de Caxias do Sul? Onde está a referência para quem pega um táxi em Caxias do Sul? Quem usa um aplicativo em Caxias do Sul? A cidade precisa entender que a Surdolimpíadas vai acontecer em Caxias do Sul e não é a Smel que vai lá colocar o cartaz, colocar o banner, isso é uma divulgação de governo", disse Gremelmaier, que excluiu a Secretaria de Esportes de qualquer tipo de crítica.
As surdolimpíadas são um evento multidesportivo e internacional, organizado pelo Comitê Internacional de Esportes para Surdos (ICSD – International Committee of Sports for the Deaf). A primeira vez que aconteceu foi em Paris, no ano de 1924, sendo o primeiro evento esportivo para pessoas com deficiência.
Na opinião de Gremelmaier, o evento esportivo vai movimentar o turismo e a economia local e regional. Em termos de empregos, por exemplo, na área de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) deverá faltar profissionais, observa o legislador, acrescentando a relevância do evento para a inclusão de surdos.
"Há diferenças em relação às olimpíadas tradicionais, onde os atletas ficam concentrados num espaço. Nas Surdolimpíadas, os participantes circulam pela cidade e isso é de grande importância, inclusive, financeira para o Município", analisa o emedebista, elogiando também os organizadores.
De acordo com Gremelmaier, mais de 5,7 mil atletas estarão ocupando leitos de 53 hotéis da região, além da participação de 530 árbitros e 400 voluntários. Em Caxias, estarão representados 78 países, sendo a maior delegação a da Ucrânia, informou o emedebista, valorizando essa presença, na medida que a nação vive uma guerra atualmente por conta de uma ofensiva da Rússia.
Em aparte, os vereadores Maurício Scalco (Novo), Sandro Fantinel (Patriota), Ricardo Daneluz (PDT) e Adriano Bressan (PTB) apoiaram a manifestação de Gremelmaier.
"Não nos preparamos na Administração Pública; não nos preparamos na questão das pessoas da comunidade em si; com as nossas questões de transporte no particular, não vou nem dizer do público, mas do particular; também nos restaurantes. Infelizmente estamos falhando. É a verdade, temos que saber admitir quando se erra", disse Bressan, ex-vice-líder do governo do prefeito Adiló Didomenico (PSDB).
O vereador Olmir Cadore (PSDB), atual líder de governo, também reconheceu a falta de apoio da administração municipal na divulgação do evento.
"Devemos no sentido da divulgação", disse o parlamentar.
Saiba mais sobre o evento esportivo em https://www.deaflympics2021.com/pt/history/.
Leia também:
Câmara Vai aos Bairros será retomado nesta quinta-feira na região do Esplanada
Helen Machado deixará governo Adiló Didomenico nos próximos dias
Inscrições para concurso da Prefeitura de Bento terminam dia 4 de maio
CredCaxias libera mais de R$ 10 milhões em seis meses de operação
Vereadora de Caxias Estela Balardin já tem previsão de alta da UTI
Tags:
Legislativo Câmara Caxias Felipe Gremelmaier divulgação Surdolimpíadas Caxias do Sul