Siga nossas redes sociais
Logotipo - Feirão de Empregos leva cerca de 500 candidatos em Caxias do Sul | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Feirão de Empregos leva cerca de 500 candidatos em Caxias do Sul | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais icon-whatsapp icon-instagram icon-facebook icon-twitter

Oportunidades

Feirão de Empregos leva cerca de 500 candidatos em Caxias do Sul

Ação, que disponibilizou mais de 1 mil vagas, foi realizado neste sábado pela Prefeitura e pela FGTAS/Sine

Jornalista - Redação

redacao@serraempauta.com.br

Gabriela Rossetti/Divulgação
Foto Principal - Notícia

O dia começou cedo no sábado (22), no II Feirão de Empregos que ocorreu na Prefeitura de Caxias do Sul.  O primeiro candidato a uma vaga foi Iago de Oliveira. Ele ocupou seu lugar na fila às 6h20min. Iago estava em busca de um emprego há um mês e viu no Feirão uma grande oportunidade.

selo-salto-ventoso-1.jpeg

>>> Acesse a lista de transmissão no WhatsApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

Logo após, às 6h30min, chegou Adriane Silva Santos. Há menos de uma semana morando em Caxias, veio em busca de trabalho. Cerca de 6h45min, chegou Fabiano da Silva, com a cartinha de encaminhamento em mãos, torcendo pela tão sonhada vaga.

Próximo das 7h a fila já começava a ganhar corpo. Homens e mulheres com diferentes idades e perfis, mas todos com o mesmo olhar, o de esperança em finalmente se inserir no mercado de trabalho.

O II Feirão de Empregos disponibilizou mais de 1 mil vagas, nos setores de comércio, indústria e serviços. O evento foi realizado pela Prefeitura de Caxias do Sul e pela FGTAS/Sine, em parceria com o Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Renda.

Os candidatos passaram por entrevistas e, muitos deles, já deixaram o Centro Administrativo contratados, como é o caso de Edson Trindade da Silva, 49 anos. Ele foi contratado pela empresa Plasmosul para exercer a função de operador de lixadeira e saiu com sorriso no rosto e cheio de expectativas pelo novo trabalho.

Assim como Dariannys Romero, venezuelana e moradora de Caxias há três anos. Ela estava em busca de uma oportunidade há mais de seis meses e também saiu com a vaga garantida na mesma empresa de Edson.

Presente na ação, o secretário do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Felipe Gremelmaier (MDB), ressaltou a importância da união das entidades para que tudo saísse da melhor forma, assim como foi planejado.

"É essa união de forças, essas parcerias que tornam possível acontecer um evento desse porte e que atinja positivamente tantas pessoas. Um evento que possibilita que o cidadão entre com uma expectativa e saia realizado, com a vaga de emprego garantida", ressalta Gremelmaier.

O diretor-presidente FGTAS/Sine RS, José Scorsatto disse que os Feirões de Empregos são uma política pública da Fundação.

"O Feirão de Empregos é algo que motiva o cidadão a sair de casa para procurar uma nova oportunidade de trabalho. O Feirão de Caxias, que está acontecendo hoje, está sendo um exemplo. A região da Serra é referência no número de contratações, então é extremamente importante, é um processo que democratiza", afirma Scorsatto.

O prefeito Adiló Didomenico (PSDB) fez questão de cumprimentar as empresas que estavam contratando, reforçando que Caxias tem muitas oportunidades.

"Nossa cidade possui diversas oportunidades, bons empregos, e a população tem que aproveitar para ter a carteira assinada e um emprego formal, principalmente os jovens. É muita satisfação ver esse evento cheio, muito bem organizado, com uma estrutura excelente, com a fila andando, ou seja, não é cansativo para os candidatos. Estamos colhendo os bons frutos esperados, que é o de ver um grande número de pessoas saindo daqui já contratadas", enfatizou Adiló.

As cerca de 30 empresas presentes no Feirão, também tiveram suas expectativas superadas. Meline de Carvalho, supervisora do Boticário, não fez nenhuma contratação imediata, mas das 15 pessoas que já havia entrevistado, oito estavam aptas e serão contatadas na segunda-feira (24) para formalizar a contratação com o RH da empresa.

A Stok Center, outra empresa presente, realizou diversas contratações imediatas para suas três lojas, incluindo um jovem autista e outro jovem com deficiência intelectual. Representando a empresa, estavam Vanderleia Mazeto e Márcia Zapani. Segundo elas, essa é a primeira vez que a Stok Center participa do Feirão de Empregos da Prefeitura e ambas estavam muito satisfeitas com o resultado.

Sobre a contratação de pessoas com deficiência, Vanderleia ressalta que vai muito além de apenas o preenchimento de cotas.

"Hoje, a questão não é apenas inseri-los no mercado de trabalho, mas a gente também estar inserido e aprender a trabalhar enxergando que existem as diferenças. E a gente aprende com eles todos os dias, muito mais do que eles com a gente. Independente das cotas para PCDs, todos nós temos limitações e precisamos parar e olhar para a pessoa. Os funcionários não são apenas números, são pessoas e a gente precisa parar para olhar e dar atenção, seja da cota ou fora dela. Não fazemos distinção dentro das nossas lojas, pois todo indivíduo precisa e merece um olhar especial", destaca Vanderleia.

O II Feirão de Empregos encerrou as atividades às 16h. Foram realizados cerca de 500 atendimentos, muitos deles de imigrantes. Os números oficiais de entrevistados e contratados serão divulgados no decorrer da semana.

Leia mais:
Granja Cichelero, de Carlos Barbosa, é destaque no concurso de queijos artesanais

Secretaria de Trânsito promove pesquisa no transporte público em Caxias
Nova Petrópolis recebe homenagem pelos 70 anos na Assembleia
Prefeitura de Caxias faz limpeza preventiva em tanques de contenção
Randoncorp anuncia mudança em sua governança corporativa

Tags:

Geral oportunidades Feirão de Empregos cerca 500 candidatos Caxias do Sul