Expositores de 11 países e seis estados brasileiros confirmaram presença no evento
redacao@serraempauta.com
21.06.2023 - 10h34min
A Mãos da Terra - Feira de Cultura e Artesanato, inicia no dia 30 de junho e promete movimentar o Centro de Eventos dos Pavilhões da Festa da Uva. Será uma experiência cultural e gastronômica em 10 dias com várias atrações. A 7ª edição ocorre até 9 de julho, e poderá ser visitada das 14h às 21h.
A feira reúne arte, cultura e talentos nas mais variadas formas de diferentes culturas do mundo. Expositores de 11 países e de seis estados brasileiros confirmaram presença. São eles: Tunísia, Senegal, Marrocos, Quênia, Índia, Chile, Egito, Portugal, Peru, Indonésia e Argentina e da Bahia, Espírito Santo, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Tradicionais eventos da cidade também farão parte da Mãos da Terra. Um exemplo é o Filó das Embaixatrizes da Festa da Uva marcado para o dia 8 de julho, às 19h. Nesta noite, as 15 candidatas ao título de rainha e princesas da Festa da Uva se tornarão oficialmente embaixatrizes, recebendo a faixa e a tiara que usarão até o dia da coroação, marcado para 26 de agosto.
As embaixatrizes de 2022, acompanhadas pelas rainha Pricila Zanol e princesas Bruna Mallmann e Bianca Ott estarão presentes no evento que faz parte do calendário pré-concurso. Os ingressos para o Filó terão valor à parte (a ser divulgado pela Comissão da Festa da Uva) e garantem a entrada na feira.
Outra atração confirmada é a Mostra do Artesão Caxiense, em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura, que vai contar com a participação de 127 artesãos caxienses. A pasta faz agora o credenciamento dos participantes. O artesanato caxiense é rico e diversificado. O público poderá apreciar e comprar peças feitas manualmente como o crochê, tricô, macramê, patchwork, trabalho que reverencia e destaca a cultura popular na região da Serra Gaúcha.
Também estão confirmadas nos dias da feira, a Garage Sale, em 160 metros quadrados de área, com antiguidades e colecionismo e a exposição de orquídeas, em 300 metros quadrados de área, com mostra e comercialização de flores.
Para os amantes dos carros antigos, a Mãos da Terra sediará, no dia 9 de julho, o Encontro de Carros Antigos organizado pela Sociedade Caxiense de Automóveis Antigos. Neste mesmo dia, haverá a mostra do Festival de Dança de Forqueta, a partir das 15h no palco do evento.
Na área da gastronomia, o destaque fica para os produtos coloniais da Agricultura Familiar, em parceria com a Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, bem como a degustação e comercialização de vinhos e sucos de uva por cinco vinícolas caxienses.
Comidas internacionais também são atração, além das famosas comidas típicas italianas (polenta brustolada, massas, pizzas), chocolates e doces.
"Teremos também Os Cervejeiros, com cinco cervejarias caxienses: La Birra, Imaculada, Pio X, Salvador e Donner. A Noite dos Cervejeiros está marcada para 1º de julho com apresentações artísticas", informa Marcus Romera, da MR Consultoria e Eventos.
A organização pensou também na criançada. Haverá um espaço com brinquedos infláveis para os pequenos se divertirem na feira.
A entrada será R$ 8. Menores de 12 anos e pessoas acima de 60 não pagam.
A Mãos da Terra foi realizada em Caxias por seis anos seguidos até 2014, reunindo um público de mais de 500 mil pessoas.
Leia mais:
Comemoração dos 133 anos de Caxias do Sul atraiu mais de 5 mil pessoas
Caminho Padre João Schiavo será retomado em Caxias do Sul
Assinada ordem para obras de saneamento que somam R$ 14 milhões
Ponto de Safra será inaugurado nesta sexta-feira no Vila Ipê, em Caxias
Empresário de Caxias apresenta projeto de jogos eletrônicos sobre povos indígenas
Tags:
7ª edição feira Mãos da Terra 30 de junho Caxias do Sul