Para celebrar os 24 anos de história, agricultores preparam encontro neste sábado, das 9h às 10h
redacao@serraempauta.com
19.05.2022 - 15h56min
A Feira Ecológica de Caxias do Sul vai celebrar seu aniversário de 24 anos neste sábado (21), com um bate-papo sobre o pinhão, semente da araucária que tem presença destacada na culinária da região Sul.
Os feirantes vão compartilhar suas experiências com o cultivo e o extrativismo do pinhão em suas propriedades ecológicas das 9h às 10h, na Praça das Feiras, localizada no Bairro São Pelegrino. Eles vão relatar como fazem o manejo e a colheita em áreas de mata nativa. Durante a conversa, os participantes poderão degustar pinhões preparados e ofertados pelos agricultores.
Os clientes também serão brindados com o sorteio de quatro cestas de alimentos orgânicos. Até as 11h de sábado, quem for à Feira, na Praça das Feiras, pode se inscrever no sorteio.
Atualmente, é realizada aos sábados, na Praça das Feiras, das 6h30min às 11h30min, com a participação de 25 bancas. Também mantém um ponto de venda de orgânicos na Rua Santos Dumont, esquina com a Rua Vereador Mário Pezzi, no Bairro Exposição, das 11h30min às 16h, que é organizado pela banca de agricultores do Município de Bom Princípio.
História
A Feira Ecológica de Caxias do Sul começou a atender no ano de 1998. Até 2016, ocorria no Largo da Estação Férrea, também em São Pelegrino.
Os agricultores ecológicos que integram a Feira são dos municípios de Antônio Prado, Bom Princípio, Caxias do Sul, Feliz, Flores da Cunha, Ipê, Nova Petrópolis, Nova Roma do Sul, Montenegro e Torres. Os alimentos comercializados são cultivados sem insumos químicos e certificados pela Rede Ecovida de Certificação Participativa, cadastrada junto ao Ministério da Agricultura.
Leia também:
Restauro do Campanário da Igreja de Lourdes, de Flores, inicia nesta sexta
Prefeitura de Caxias propõe mudanças em leis sobre transporte
Codeca retoma palestras sobre educação ambiental para a comunidade
Fenavinho realiza Vinho Encanado nesta sexta, sábado e domingo, em Bento Gonçalves
Santuário de Caravaggio, em Farroupilha, passa por obras para conservação e preservação
Tags:
Geral Feira Ecológica comemora aniversário bate-papo cultivo pinhão Caxias do Sul