Segundo os organizadores, cerca de 10 mil pessoas estiveram na Praça Dante Alighieri
redacao@serraempauta.com
04.10.2022 - 08h39min
O primeiro final de semana foi movimentado na 38º Feira do livro de Caxias do Sul, que ocorre na Praça Dante Alighieri até o dia 16 de outubro. Os livreiros ficaram surpresos com as vendas deste primeiro final de semana da Feira. Foram comercializados 5.217 livros, de diferentes títulos.
Segundo a presidente da Associação de Livreiros Caxienses (Alca), Maria Helena Lacava, as vendas deste primeiro final de semana superaram as expectativas das bancas.
"Iniciamos esta edição com bons números e nossa expectativa e que eles aumentem até o final da Feira. Estamos otimistas e felizes que a população está prestigiando o evento", disse Maria Helena.
As diversas atrações e o tempo bom contribuíram para o movimento intenso dos três primeiros dias de Feira. Também, no domingo (2), com eleições e passe livre no transporte público fez com que aproximadamente mais de 10 mil pessoas passassem pela Praça.
Nos próximos dias o palco principal recebe atividades para todos os gostos. Nesta terça-feira (4), às 18h, terá sessão de autógrafos da obra de Getúlio Assis Vasata "O Lúdico na Imigração Italiana: cantos, jogos e festas".
Na quarta (5), às 18h, vai ter música na Feira, com apresentação do Coro Expressões da Serra, com a regência de Cibele Tedesco.
Já na quinta (6), às 18h, ocorre a sessão de autógrafos da obra "Algumas tramas: um passeio pelo talento multifacetado de Ary Trentin, organizada por Marcos Kirst.
Na sexta (7), às 14h acontece a solenidade da Secretaria da Educação (Smed) de reconhecimento aos estudantes e professores usuários das plataformas de leitura Árvore de Livros e Elefante Letrado, e às 15h, a premiação do concurso Smed "Faça parte da mudança, navegue com segurança" da Semana de Conscientização da Exploração Infantil e Combate aos Crimes de Internet, com lançamento do e-book Explorador Kids - Pensamento Computacional.
No mesmo dia às 18h, está marcada a sessão de autógrafos da obra "O drink de Vênus" de Lisana Bertussi, na Praça Dante, e no mesmo horário, na Galeria de Arte Gerd Bornheim, acontece o Téti Talks: "Por uma educação do sensível: a importância das artes na infância" com Poliana Bicalho e mediação da patrona Maya Falks.
No sábado (8), na Galeria de Arte Gerd Bornheim, acontece o 29° Proler: Bate-papo "A educação literária na educação escolar e não escolar como fonte de criação, imaginação e desenvolvimento humano", com Delcio Antônio Agliardi e Carla Roberta Sasset.
No mesmo dia, também na Galeria, às 16h, teremos a palestra "Cultura como Direito Fundamental – liberdade, garantias e relativismo", com Jean Carbonera e mediação da patrona Maya Falks. No mesmo horário, no palco principal da Feira do Livro, acontece a palestra '"Meu percurso literário" e sessão de autógrafos com José Clemente Pozenato, autor de O Quatrilho, livro que virou filme e foi indicado ao Oscar. E às 17h30min, na Galeria de Arte Gerd Bornheim, teremos a palestra "Os aprendizados por detrás da narrativa de ficção" com Letícia Wierzchowski, escritora da Casa das Sete Mulheres, romance que virou série na televisão. A palestra conta com mediação do jornalista Marcelo Mugnol.
E no domingo dia (9), acontece no palco da Feira do Livro o bate-papo "Psicanálise, Poesia e Gênero" com Adriana Antunes e Ana Júlia Poletto, e às 17h, ocorre a sessão de autógrafos da obra de Adriana, "0-Vári(a)s". E para encerrar o domingo, a grande atração da Feira do Livro, a Família Lima, sobe ao palco às 19h30min, com seu repertório de músicas clássicas e autorais.
A programação completa pode ser acompanhada pelo Instagram (@feiradolivrocaxiasdosul), pelo Facebook (https://www.facebook.com/FeiradoLivrodeCaxiasdoSul) ou pelo site.
Leia também:
Microempa promove congresso com objetivo de ampliar negócios
Prefeitura de Caxias realiza audiência pública da PPP de iluminação nesta terça
OPINIÃO Turismo de Caxias (apenas) em dias úteis
Saiba quem são os 55 deputados estaduais eleitos no RS
Confira quem são os 31 deputados federais eleitos no Rio Grande do Sul
Tags:
Feira do Livro Caxias do Sul primeiro final de semana vende 5 mil livros público 10 mil pessoas Praça Dante Alighieri