O escritor Raphael Montes (foto), fenômeno de popularidade, estará no domingo no evento
redacao@serraempauta.com
04.10.2024 - 17h21min
Depois de atrair mais de 30 mil pessoas nos primeiros três dias, o segundo fim de semana da 40ª Feira do Livro de Caxias tem atrações para todos os públicos, incluindo show de Lucio Yanel, música nordestina e bate-papo com Raphael Montes, um fenômeno de popularidade com seus livros de crimes, suspense e terror, dentre outras atrações que devem levar o público à Praça Dante Alighieri.
A programação desta sexta-feira (4) será especial para crianças e adolescentes com a realização da 16ª edição da Maratona de Contação de Histórias. No Teatro Pedro Parenti, os contadores Bárbara Catarina, Eleonora Medeiros e Zéh Henrique vão se revezar contando histórias para este público tendo sonoplastia de Aline Luz e animação cultural com os Vivandeiros da Alegria e o amigo do livro Roger Castro.
Já no palco principal, a atividade fica sob o comando das contadoras Carminha e Gica Conta. O tema desta edição da Maratona é "Contadores de Histórias e Fazedores de Memórias".
Também nesta sexta, às 19h, tem o bate-papo "A Escrita no Mundo depois de Nós", com Daniel Galera e Tiago Marcon, na Galeria de Arte Gerd Bornheim. Galera é autor do cult "Barba Ensopada de Sangue", cuja versão para cinema foi exibida no Festival de Gramado deste ano, e que está lançando “O Deus das Avencas”. Marcon venceu Prêmio Vivita Cartier 2024 com o livro "Diário da Castração".
O sábado (5) é dia de mais bate-papos com temas ligados à produção literária contemporânea e também histórica. Às 15h, no palco da feira, as escritoras Natalia Borges Polesso, Alessandra Rech e Taiasmin Ohnmacht abordam o tema "Reescrever um mundo viável: literatura e sociabilidades em tempos de crise climática".
Mais tarde, às 17h, um clássico literário brasileiro será revisitado no bate-papo "O Tempo e o Vento, obra-prima de Erico Veríssimo: 75 anos de O Continente", com Letícia Wierzchowski e Márcio Miranda Alves, ela conhecida do romance "A Casa das Sete Mulheres" e ele um estudioso da obra de Erico Veríssimo, além de professor da UCS, onde coordena o Mestrado em Letras e Cultura.
Na parte musical, o show do final de tarde de sábado, às 18h, é com o violonista Lucio Yanel, cuja trajetória de 40 anos é reverenciada por sua significativa contribuição para a nossa cena cultural. É considerado pelos críticos e acadêmicos da área musical como o violonista mais importante de todos os tempos no Rio Grande do Sul na área folclórica, sendo um ícone das bases que sustentam a musicalidade gaúcha. O músico vai apresentar ao público um panorama da musicalidade pampeana, apresentando composições próprias e temas ligados ao folclore latino.
Para domingo (6), a sensação deve ser a presença do escritor e roteirista Raphael Montes no bate-papo "Suspense nas páginas e nas telas", que terá participação de Elisa Seerig, que pesquisa estudos culturais de gênero na literatura e nas mídias.
Fenômeno de popularidade por seus livros de crimes, suspense e terror, Montes foi vencedor do Jabuti de 2020 por "Uma Mulher no Escuro" e roteirista, dentre outros trabalhos, da franquia "A Menina Que Matou os Pais", sucesso na Amazon Prime Vídeo, além do livro "Bom Dia, Verônica", que inspirou a série do Netflix, da qual também foi roteirista- chefe e produtor-executivo.
Outra atração que deve mobilizar o público domingo, às 15h, no palco principal, é o Slam de Ilustração com participação dos ilustradores locais Adriana Antunes, Rafael Dambros e Wagner Carsten, além da presença de André Neves, reconhecido nacional e internacionalmente por suas ilustrações para livros infantis.
Dentre as sessões de autógrafos, o domingo também está reservado para o lançamento e a sessão de autógrafos da Antologia do 58º Concurso anual literário, que vai reunir oito autores no palco da feira, às 16h.
E, para fechar o domingo com música, a pedida das 18h é o show com o Grupo Macaxêra, que é composto por Marcos Volpato no violão e voz principal, Abhay Volpato na percussão, bandolim e voz, Rafael Castilhos na percussão e voz, e, nesta apresentação, acordeon de André Arrosi. O repertório é formado por baião, forró, xote e xaxados, apresentando clássicos e novidades da música nordestina.
Horário
O setor infantojuvenil da Feira funciona de segunda a sábado das 9h às 19h e domingo das 12h às 19h. O setor geral, das 10h às 19h de segunda a sábado e, domingo, também das 12h às 19h.
Leia mais:
Entregue propostas para políticas para a juventude a candidatos a vice-prefeito de Caxias
Unimed Serra Gaúcha inaugura cabine de telemedicina no Villagio, em Caxias
Mirante Gelain será reinaugurado no final de outubro, em Flores da Cunha
Estruturas das pontes sobre os rios Carreiro e Antas começam a chegar a Cotiporã
Artigo - Saiba o que é assédio eleitoral
Tags:
Cultura 2º final de semana Feira do Livro Caxias do Sul bate-papos música contação de histórias Raphael Montes