Últimas notícias de Caxias do Sul

Logotipo - Feira do Livro de Caxias do Sul recebeu 148 mil pessoas | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Feira do Livro de Caxias do Sul recebeu 148 mil pessoas | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter

Praça Dante Alighieri

Feira do Livro de Caxias do Sul recebeu 148 mil pessoas

Foram vendidos 35 mil livros durante os 17 dias do evento

Colunista - Redação

Redação

redacao@serraempauta.com
15.10.2023 - 22h06min

Daniela Xu/Divulgação
Foto Principal - Notícia

A 39ª edição da Feira do Livro de Caxias do Sul encerrou neste domingo (15), com chave de ouro pulsando a literatura e a leitura. O maior evento cultural da Serra Gaúcha reuniu, em 17 dias ininterruptos de programação, 148 mil pessoas na Praça Dante Alighieri, palco da leitura.

banner-cetec-serraempauta.png

Neste ano, o tema escolhido para nortear a programação da feira foi "Na Leitura nos Encontramos". O evento teve como patrono Francisco Michielin e amiga do livro Aline Luz. A programação deste ano contou com três exposições, sete palestras, 65 sessões de autógrafos, 29 bate-papos, 32 contações de histórias e uma maratona de contação de histórias com seis sessões, 11 apresentações de grupos artísticos, 36 apresentações musicais, um sarau e slam de ilustração e 22 encontros do passaporte da leitura.

Foram mais de 200 ações para todos os leitores, além da disponibilização de 18 bancas de livrarias e editoras de Caxias e região num mesmo local, o que permitiu a comercialização de 35.738 mil obras literárias. Nomes como o da jornalista e escritora Daniela Arbex, e a criminologia e escritora Ilana Casoy, marcaram presença nesta edição do evento.

As falas do encerramento iniciaram pela presidente da Associação dos Livreiros Caxienses (Alca), Maria Helena Lacava, que agradeceu ao prestigio dos caxienses durante os 17 dias de evento.

"Quero dizer que todo encontro é também uma despedida. Encontrar e conhecer pessoas, novas histórias e novas amizades faz com que a Feira tenha vida. Estou feliz pois em 2024, estaremos aqui nessa praça com muita alegria, disposição e muitos livros na 40ª edição da Feira do Livro de Caxias do Sul", disse a presidente da Alca que pediu uma salva de palmas aos professores, incentivadores da leitura, pelo dia deles comemorado dia 15 de outubro.A amiga do livro, Aline Luz, ficou sem palavras e não se despediu com música como fez em sua saudação na abertura da Feira.

"Estou sem palavras, por esses dias incríveis que foram, estar como a amiga do livro desta edição. Meu coração neste momento é só agradecimento a todos que fizeram a Feira do Livro de 2023", disse Aline que completou desejando vida longa aos livros e a Feira de Caxias do Sul.

O patrono da 39ª Feira do Livro, Francisco Michielin, iniciou sua fala com um texto do escritor italiano, Sérgio Bricco, dizendo que a Festa é finita.

"Passou ligeiro, passou ligeiro com um jeito de quero mais, e usando uma palavra que está na moda, a Feira "bombou", foi realmente um arraso", disse o Michielin que salientou o imenso prazer de estar na Feira e de encontrar amigos e conhecer outros e de poder ver na Praça Dante Alighieri, a exaltação ao livro e a leitura.

O coordenador da Feira do livro de Caxias do Sul e diretor do Departamento do Livro, Literatura e Leitura da Secretaria Municipal da Cultura, Cássio Felipe Immig, falou da satisfação de ver o público prestigiando a 39ª edição da Feira.

"Fazia tempo que não víamos a praça cheia de gente, em um dia frio e chuvoso, para ouvir um escritor falando de livros, leitura e histórias. Essa Feira foi feita com muitos poucos recursos, mas com uma equipe maravilhosa que se empenhou ao máximo para trazer o que há de melhor no cenário nacional", disse Immig.

A secretária da Cultura, Cristina Nora Calcagnotto usou sua fala para agradecer aos importantes colaboradores da Feira do Livro de Caxias do Sul.

"A Feira é feita de muitas mãos e esse é o momento para a agradecer aos apoiadores, patrocinadores, livreiros, escritores, editoras, artistas, contadores de histórias, patrono da Feira do Livro, amiga do livro, Prefeitura, secretarias e a toda equipe da Secretaria da Cultura, pelo brilhante trabalho desenvolvido durante os 17 dias de evento", disse a secretária que agradeceu aos mais de 1,2 mil livros doados para as bibliotecas das cidades atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

Cristina anunciou também a data da 40ª Feira do Livro de Caxias do Sul que irá acontecer de 27 de setembro a 13 de outubro de 2024.

Por fim, a vice-prefeita Paula Ioris (PSDB), encerrou as falas da noite salientando a importância da leitura.

"A leitura tem o poder de nos transformar, nos inspirar e nos unir como comunidade. Ela é uma das ferramentas mais poderosas para a expansão do nosso horizonte intelectual e emocional. A nossa feira do livro contribui para promover a educação e a cultura em nossa cidade, tornando-a um lugar mais rico e diversificado", comentou a vice-prefeita.

Paula completou dizendo que o acesso aos livros é um direito fundamental e uma ferramenta crucial para o desenvolvimento de indivíduos e sociedades.

Ao final, o patrono declarou o encerramento da Feira ao tocar a tradicional sineta e junto com os integrantes do palco da solenidade de encerramento passaram nas 18 bancas, cumprimentando e entregando uma rosa para cada livreiro em agradecimento pelo excelente evento.

Leia mais:
Corte da Festa da Uva, de Caxias, faz divulgação na Oktoberfest
Festa da Criança reuniu cerca de 18 mil pessoas no sábado, em Caxias
Novo pedágio começa a ser instalado na segunda, na RS-122, em Ipê
Festa de Santa Teresa D'Ávila terá missa solene no domingo, em Caxias
Inaugurada a reforma do Hospital Nossa Senhora da Oliveira, de Vacaria

Tags:

Praça Dante Alighieri Feira do Livro Caxias do Sul recebeu 148 mil pessoas 35 mil livros vendidos