Últimas notícias de Caxias do Sul

Logotipo - FAS de Caxias do Sul já atende famílias vindas de outros municípios | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - FAS de Caxias do Sul já atende famílias vindas de outros municípios | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter

Tragédia climática

FAS de Caxias do Sul já atende famílias vindas de outros municípios

Maio registrou aumento de atendimentos a famílias vindas de outras regiões do Estado

Colunista - Redação

Redação

redacao@serraempauta.com
17.06.2024 - 14h09min

André Tajes/Divulgação
Foto Principal - Notícia

Um dos efeitos da catástrofe climática que atingiu o Rio Grande do Sul no mês de maio é a migração. Caxias do Sul tem percebido essa movimentação nos atendimentos que disponibiliza à população, o que mais uma vez reforça o papel que o Município tem, de ser uma referência nacional quando se trata da oferta de serviços do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

banner-cetec-serraempauta.png

Acesse a lista de transmissão no WhataApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

Esse trabalho de receber as famílias que buscam Caxias do Sul para recomeçar soma-se a outro, iniciado nos primeiros dias de maio, de suporte as centenas de núcleos familiares caxienses que também foram atingidos pelas chuvas.

Os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) podem ser considerados a principal porta de entrada para acesso aos serviços socioassistenciais. Em Caxias são seis desses serviços distribuídos pela cidade e que tem notado um aumento significativo de atendimentos a famílias vindas de outras cidades do Estado, como Eldorado do Sul, Canoas, Porto Alegre, Muçum, São Leopoldo, Porto Alegre, Feliz e até mesmo Rio Grande, no Sul do Estado e que também foi fortemente atingida por enchentes.

O Cras Sudeste, por exemplo, localizado no Bairro Planalto e que serve de referência também para os bairros do entorno, ao longo do mês de maio recebeu 14 núcleos familiares vindos de outros municípios.

Já no Cras Sul, localizado no Bairro Bom Pastor, foram nove famílias cadastradas no último mês que eram oriundas de outras regiões do Rio Grande do Sul.

São grupos familiares inteiros que precisam adaptar-se a uma nova cidade e, consequentemente, a uma nova realidade. Mesmo aquelas que tem em Caxias familiares como referência, demandam a rede socioassistencial para os mais diversos encaminhamentos. O recomeço em uma nova cidade requer, por exemplo, a matrícula dos filhos na rede escolar, a busca por serviços de saúde e o auxílio para a entrada no mercado de trabalho.

Leia mais:
Previsão do tempo: Caxias do Sul acumulou 235 mm de chuva no final de semana

Tempestade deixa estragos em São Luiz Gonzaga
Defesa Civil de Caxias do Sul atendeu chamados neste domingo
Sesc/RS abre 1.225 vagas para o Ensino Médio voltado a jovens e adultos
Prefeitura de Bento abriga 17 pessoas por residirem em áreas de risco

Tags:

Tragédia climática FAS Fundação de Assistência Social Caxias do Sul famílias outros municípios