Rede socioassistencial finalizou detalhes para a implantação do programa a partir de janeiro de 2025
redacao@serraempauta.com.br
17.12.2024 - 18h21min
A Fundação de Assistência Social (FAS) de Caxias do Sul realizou o Seminário Municipal: Rede Socioassistencial de Atendimento e Proteção à Pessoa Idosa. O evento, no dia 6 de dezembro, ocorreu no Centro de Cultura Ordovás.
Na ocasião, dezenas de pessoas da rede socioassistencial de Caxias do Sul estiveram reunidas com o objetivo de finalizar os detalhes para a implantação do programa Cuidado Subsidiado para pessoas idosas, a partir de janeiro de 2025.
O programa atuará em dois eixos principais. Por um lado, levará mais qualidade de vida e dignidade às pessoas idosas e seus familiares. Somado a isso, um melhor aproveitamento dos recursos públicos, já que o idoso conviverá com a própria família e será cuidado por ela, reforçando os vínculos.
A definição dos núcleos familiares que se enquadram nas regras do programa será feita por uma equipe da rede socioassistencial da cidade. Um acompanhamento periódico será necessário para verificar as condições de saúde da pessoa idosa e também averiguar se as metas estabelecidas estão sendo cumpridas, bem como se os valores recebidos pela família estão sendo gastos de acordo com o que prevê a legislação.
Atualmente a FAS possui mais de 80 vagas compradas em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), a um custo médio acima de R$ 4,5 mil por mês para cada vaga. Com o cuidado subsidiado, o custo médio mensal para o Município será de aproximadamente R$ 2,5 mil por família.
A presidente da (FAS), Georgia Tomasi, enaltece o pioneirismo de Caxias quando a pauta é proteção e cuidado às pessoas idosas.
"Esse programa foi possível de ser sonhado e implantado porque as instituições colaboraram continuamente para que tudo acontecesse. Nosso merecido reconhecimento e agradecimentos à Prefeitura de Caxias do Sul, ao Conselho Municipal da Pessoa Idosa e ao contribuinte que tornou possível o custeio inicial do programa por meio da destinação do seu imposto de renda", reconhece.
O programa Cuidado Subsidiado para pessoas idosas será custeado com verba do Fundo Municipal do Idoso (FMI), que é mantido com recursos repassados pelo Município e pela população, através da destinação do Imposto de Renda a ser pago.
O valor que será pago à família varia conforme o grau de dependência do idoso, que pode ser de nível I (1,5 salário mínimo) ou II (2 salários mínimos). A definição do grau de dependência será feita pela equipe técnica da Secretaria da Saúde, que também será a responsável por avaliar as situações em que seja necessária a mudança de nível.
"O lançamento deste programa representa um marco para a proteção social das pessoas idosas da cidade. Graças aos recursos do Fundo Municipal do Idoso, o programa possibilitará a permanência de pessoas idosas com suas famílias por meio de um subsídio financeiro, evitando a institucionalização e promovendo qualidade de vida. Essa iniciativa fortalece a política municipal e reafirma nosso compromisso com os direitos e a dignidade das pessoas idosas em nossa cidade", afirma a presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CMPI), Danielle Rech.
Leia mais:
Fachada do Sesc Caxias recebe espetáculo de Natal nesta quarta-feira
Novo camelódromo de Caxias não tem data para iniciar operação
Sindiserv de Caxias questiona redução em licenças-prêmio do servidor
Parreira da Câmara pode se tornar patrimônio imaterial de Caxias do Sul
Concluído o restauro do Museu Casa de Pedra, de Farroupilha
Tags:
Geral qualidade de vida Fundação de Assistência Social FAS Caxias do Sul apresenta Cuidado Subsidiado idosos