Siga nossas redes sociais
Logotipo - FAS coordena curso para adolescentes e jovens com deficiência em Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - FAS coordena curso para adolescentes e jovens com deficiência em Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Iniciativa profissionalizante

FAS coordena curso para adolescentes e jovens com deficiência em Caxias

Programa oferece aprendizado de atividades administrativas para moradores das casas de acolhimento do Município

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Natália Silvestre Soares/Divulgação
Foto Principal - Notícia

Na segunda quinzena de junho, um novo grupo de jovens aprendizes com idades entre 15 e 24 anos deve se integrar aos quadros de trabalhadores da Prefeitura e da Fundação de Assistência Social (FAS) de Caxias do Sul.

Será o momento de começar a colocar em prática o que vêm aprendendo em sala de aula desde o final de abril, em um curso técnico profissionalizante para atividades administrativas. A turma é especial: a segunda do Programa Ser Jovem Cidadão, composta por 12 estudantes com deficiências. O termo que oficializa a adesão ao segundo ciclo do programa será assinado na próxima segunda-feira (15).

A proposta contempla adolescentes e jovens adultos que residem em serviços de acolhimento institucional no Município e cumprirão as horas práticas da formação técnica profissional, alternando com as teóricas, dentro do poder público. Desta turma, oito aprendizes atuarão na FAS e os demais, no Centro Administrativo. E todos terão um servidor de referência no acompanhamento. O ciclo completo tem duração aproximada de um ano.

"É um programa que muito nos orgulha e onde podemos ver no rosto destes meninos e meninas o que é uma transformação. Nós vemos como muitos deles chegam no começo, cabisbaixos, meio desconfiados, e no final estão conversando com todo mundo, atendendo o público, cumprindo suas tarefas. E quando saem, sentimos falta, pela competência e comprometimento no trabalho. Para nós, que recebemos essa gurizada, é uma experiência muito gratificante", revela o prefeito Adiló Didomenico (PSDB).

Em março de 2022, os aprendizes formados pela primeira turma receberam seus diplomas diretamente das mãos do chefe do Executivo, em cerimônia no Centro Administrativo Municipal, depois de concluir o período de aprendizado.

"Também é importante destacar a parceria das empresas que garantem a remuneração destes jovens, ao longo do programa. Além da compensação financeira, há o valor do reconhecimento ao serviço prestado por eles, que por si só é um aprendizado fundamental para o futuro na vida profissional", acrescenta a diretora de Proteção Social Básica da FAS, Jovane Fochesatto.

A iniciativa piloto desenvolvida pela Prefeitura, por meio da FAS, em parceria com Senac, Ministério Público, Superintendência Regional do Trabalho e nesta edição, a Rede de Postos SIM, se tornou referência no Estado.

Leia mais:
Grupo de mulheres cobra atendimento 24 horas em delegacia especializada de Caxias
Biosys Ambiental está presente na Fiema Brasil
Bento Gonçalves registra redução de empregos em março
CDL Jovem organiza o Dia Livre de Impostos em Caxias do Sul
Flores da Cunha divulga programação de aniversário de 99 anos

Tags:

FAS Programa Ser Jovem Cidadão iniciativa profissionalizante adolescentes jovens deficiência Caxias do Sul