Siga nossas redes sociais
Logotipo - FAS busca famílias para oferecer lar temporário em Caxias do Sul | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - FAS busca famílias para oferecer lar temporário em Caxias do Sul | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter

Geral

FAS busca famílias para oferecer lar temporário em Caxias do Sul

Serviço é prestado para crianças e adolescentes em cumprimento a decisões judiciais

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Pixabay/Divulgação
Foto Principal - Notícia

A Fundação de Assistência Social (FAS) quer sensibilizar a comunidade caxiense para o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, que tem como objetivo uma atenção mais individualizada às crianças e adolescentes. Atualmente, Caxias do Sul atende cerca de 200 crianças e adolescentes que necessitaram, por alguma questão de risco ou vulnerabilidade, serem afastados temporariamente de suas famílias e passaram a viver em instituições como abrigos ou casas-lar.

No entanto, existe outro caminho que permite que esse público não precise passar por essas instituições, podendo enfrentar esse momento temporário em outro ambiente familiar, ou seja, uma família acolhedora. Essa é a proposta do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, que desde o ano de 2021 passou a ser executado pela FAS.

O serviço capacita e habilita famílias interessadas em acolher em suas casas, no momento em que a criança ou o adolescente mais precisam, ajudando a mudar a sua história. A criança ou o adolescente, de 0 a 18 anos, que estão em medida protetiva, passam a morar na residência da família acolhedora, por tempo determinado, sendo acompanhados também pela equipe do Serviço. A família recebe um subsídio financeiro mensal para auxiliar nas despesas do acolhimento.

Essa modalidade de acolhimento possibilita atenção mais individualizada, favorecendo processos tanto nos cuidados protetivos, como de socialização, orientação, afeto e respeito à sua história, identidade e garantindo a convivência familiar e comunitária.

"Hoje, o Município já possui famílias acolhedoras habilitadas e que comprovam os benefícios do acolhimento familiar, como nos conta uma mãe acolhedora, que já possuía um histórico de atividades voluntárias e sentiu que poderia auxiliar de uma forma ainda mais próxima", explica Ingrid Bays, coordenadora do serviço.

A equipe também destaca a importância do envolvimento da comunidade para divulgação, compreensão e acesso ao Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora. Para mais informações, as famílias interessadas devem contatar a equipe do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, composta também pela psicóloga Viviane Fiorentin Uznanski e pela assistente social Vanisa da Silva Raber.

O programa Famílias Acolhedoras está localizado na Rua Os Dezoito do Forte, nº 422, Bairro Lourdes, em frente ao prédio da FAS. O atendimento é feito também pelo WhatsApp (54) 98425-0425 ou (54) 99198-6784 e nos endereços virtuais familiaacolhedora@fas.caxias.rs.gov.br e Instagram/Facebook @familiaacolhedoracaxiasdosul.

Depoimento de mãe acolhedora

“Conheci o programa Família Acolhedora e, de cara, me apaixonei pelo serviço, pois contribuiria no desenvolvimento de uma criança ou adolescente e de uma forma bem próxima, tendo o contato que queria. Em uma semana que acolhemos uma criança era visível o quanto o projeto era importante, o quanto ela vinha agregar na aprendizagem e no desenvolvimento deste acolhido. Confesso que nesse tempo aprendi muito, a gente consegue ver a vida de uma forma diferente, é uma experiência incrível. Quando me dizem você vai se apegar, você vai sentir muito quando fizer o desligamento, digo sim! Sim, claro que me apeguei, claro que vou sentir saudades, mas é normal, não seria normal se eu não sentisse nada disso".

Leia também:
Wagner Petrini participa da entrega de R$ 200 mil para o Hospital Geral
Câmara de Caxias aprova Semana de Conscientização e Combate ao Feminicídio
Maria de Lourdes Fagherazzi toma posse como nova presidente da Codeca
Prefeitura apresenta novamente ao Dnit projeto executivo de viaduto na Perimetral Norte em Caxias
ONG Construindo Igualdade abre nova turma de auxiliar de cabeleireiro

Tags:

Geral FAS Fundação de Assistência Social Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora lar temporário Caxias do Sul