Projeto Voos da Alma vai circular por Farroupilha, Criúva, São Marcos e Vale Real
redacao@serraempauta.com
09.03.2023 - 15h50min
As comunidades de Farroupilha, Criúva, São Marcos e Vale Real recebem, entre março e abril, a exposição itinerante Voos da Alma, de Gio e Doug. Inspirada pela arte mambembe, a mostra é realizada em uma tenda-galeria, onde a dupla apresenta 10 esculturas produzidas com técnicas de papel machê, papietagem e bricolagem de materiais reciclados. A ação é acompanhada pela Kombi Biblioteca do Instituto Cultural TARU, veículo multicolorido equipado com mais de 200 livros infantis e juvenis.
A primeira parada do projeto será na próxima terça-feira (14), na Escola Municipal Pe. Vicente Bertoni, em Farroupilha. Na semana seguinte (21), é a vez da Praça Matriz de Criúva, interior de Caxias do Sul, receber o circuito. Os artistas ainda passarão por São Marcos, na Escola Estadual Maranhão no dia 28 de março e Vale Real, encerrando a caravana na Escola Municipal Felipe Jacob Klein, em 3 de abril. Nos quatro pontos, a exposição ficará aberta das 10h às 12h e das 13h às 15h30min.
"Esse projeto de circulação nasceu com o intuito de levar diferentes linguagens artísticas para comunidades que nem sempre possuem acesso à arte. São comunidades periféricas, não necessariamente por conta de vulnerabilidade social, mas pela distância física dos grandes centros. Então essa itinerância surgiu a partir da vontade de proporcionar fruição artística, algo tão importante para crianças, adolescentes e adultos", explica Gio.
Com cores vibrantes e formas inusitadas, as esculturas do projeto Voos da Alma representam personagens que, à sua maneira, ensinam a importância de aprender a voar por meio dos sonhos e da imaginação. Trata-se de um universo lúdico criado pela dupla ainda em 2015, com exposição homônima realizada no Centro de Cultura Ordovás, em Caxias do Sul. No verão seguinte, a mostra deu origem ao livro "Voos da Alma" (Elos do Conto, 64 páginas), onde os mesmos personagens ganharam a companhia de poemas-histórias.
Durante as seis horas em que a exposição permanece em cada comunidade, Gio e Doug promovem a mediação artística com o público, apresentando as esculturas e proporcionando a interação com o projeto literário. Também ficam disponíveis para leitura as mais de 200 obras que compõem o acervo da Kombi Biblioteca, com mediação de Gabriel Zeni de Oliveira. Haverá ainda a distribuição de material educativo para estudantes e professores, com sugestões de atividades didáticas que podem ser executadas ao longo do ano letivo em sala de aula.
Na tenda de esculturas-personagens, o público poderá encontrar Seu Lento, um caramujo inventor que fez uma máquina para voar; a elefoa azul Prana, que conseguiu libertar-se do circo para flutuar mundo afora, assim como um balão; os Ancestrais, inspirados na cultura dos povos originários; Seu Hélio e o Baiacu, entre outros. Cada história preenche uma camada de reflexão que pode ser apreciada por todas as idades, explorando a pluralidade de temáticas de cada obra.
"A minha história preferida é 'O Pelotão Esquecido’' São três personagens, já idosos, que juntaram as peças da vida para construir um avião de sucata. Eles sonhavam em voar, mas desertaram da aeronáutica quando viram o horror da guerra. Por isso o avião de sucata lança bombas apenas de amor. Essa história é baseada na vontade que eu tinha, quando criança, de ser piloto", conta Doug.
Programação
:: 14/03 - Escola Municipal Pe. Vicente Bertoni, em Farroupilha
:: 21/03 - Praça Matriz de Criúva
:: 28/03 - Escola Estadual Maranhão, em São Marcos
:: 3/04 - Escola Municipal Felipe Jacob Klein, em Vale Real
Leia mais:
Hospital Virvi Ramos, em Caxias, amplia atendimento do Centro de Endoscopia
Prefeitura contrata levantamento topográfico para mais de 30 áreas em Caxias
Sala do Empreendedor de Caxias passa a contar com serviço da Junta Comercial
Sindiserv quer reabrir discussão sobre a Reforma da Previdência de Caxias
Comitiva de Osório visita Banco Social de Materiais de Construção de Caxias
Tags:
Itinerante exposição Voos da Alma esculturas lúdicas comunidades, Farroupilha Criúva São Marcos Vale Real Serra Gaúcha