Siga nossas redes sociais
Logotipo - Exposição celebra o artesanato de Caxias do Sul | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Exposição celebra o artesanato de Caxias do Sul | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Cultura

Exposição celebra o artesanato de Caxias do Sul

Projeto "Mestres dos Tesouros Vivos" registra as técnicas de oito artesãos locais

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Flor Nieto/Divulgação
Foto Principal - Notícia

O projeto "Mestres dos Tesouros Vivos" surge como uma iniciativa inovadora para preservar e celebrar a rica tradição artesanal de Caxias do Sul. Com o objetivo de registrar e valorizar as experiências e técnicas de mestres artesãos locais, o projeto oferece à comunidade uma oportunidade única de se conectar com o patrimônio cultural da região.

>>>> Acesse a lista de transmissão no WhataApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

Os oito mestres artesãos que participam do projeto são Ali Calbar Chaves, Alda Lorenzi, Geny Maria Gobbato, Irma Maria Bertollo Trevisol, Nicanor Alípio da Silva, Olívia Fortunati Giotti, Sandra Maria Braun Teixeira e Susete Roveda.

A coleção exclusiva de peças será apresentada ao público em uma exposição gratuita no Monumento Nacional ao Imigrante, no Espaço Cultural Antônio Caringi, localizado na BR-116, em Caxias do Sul. A abertura ocorre nesta sexta-feira (13), às 16h30min. A visitação será de terça a domingo, das 10h às 16h, até o dia 22 de setembro.

A pesquisa foi conduzida por três mulheres engajadas na área cultural – a artesã Genessy Gema Bertolini, a historiadora Ana Paula de Almeida e a economista e produtora cultural Flor Nieto Lynch.

Guiadas pela classificação do Programa Gaúcho do Artesanato (PGA), que categoriza as práticas artesanais em cinco áreas: artesanato indígena, tradicional, típico regional étnico, contemporâneo e habilidades manuais, as profissionais abordam os temas da pesquisa de maneira única e enriquecedora, proporcionando um registro autêntico das tradições que moldam a identidade cultural da cidade.

A exposição “Mestres dos Tesouros Vivos” é mais do que uma exibição de arte – é uma celebração da herança cultural viva de Caxias, no evento de abertura da exposição também será lançado o site do projeto com o registro da pesquisa e dos vídeos de registro da história dos mestres artesãos.

Leia mais:
FSG realiza Feira de Profissões no dia 30 de setembro, em Caxias
Artigo - Setembro Amarelo
UBSs Vila Cristina e Centenário, em Caxias do Sul, serão reabertas
UCS quer vender campus 8 para instalação da UFRGS, em Caxias do Sul
Coro Juvenil do Moinho UCS faz turnê com cantora moçambicana

Tags:

Cultura exposição celebra artesanato Caxias do Sul