Edição que ocorrerá de 12 a 22 de junho de 2025, vai celebrar os 150 anos da imigração italiana no RS
redacao@serraempauta.com
31.10.2024 - 10h05min
A 33ª ExpoBento e a 20ª Fenavinho trazem, como inspiração para a programação que ocorre de 12 a 22 de junho de 2025, a celebração dos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul.
A temática, bem como as diretorias voluntárias a frente da feira e da festa, foram apresentadas nesta quarta-feira (30), em encontro realizado na sede da entidade promotora, o Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Bento Gonçalves.
Sob a liderança do diretor-geral César Anderle, a maior feira multissetorial do país vem com o desafio de ampliar os bons resultados da edição deste ano, que reuniu 274 mil visitantes e gerou estimados R$ 50 milhões em negócios para os cerca de 450 expositores.
"Aceitei com muita alegria esse desafio, mas também com muita responsabilidade, conhecendo o peso dessa feira e sua importância para nossa comunidade", disse.
Anderle fez um paralelo com o tema escolhido para a edição do próximo ano.
"Essa motivação para aceitar desafios está em nosso DNA, com a essência dos imigrantes italianos que aqui chegaram em 1875 e que desbravaram a região, transformando-a em uma região pujante, empreendedora, próspera. Em 2025, celebraremos os 150 anos da imigração italiana no Estado e temos o momento perfeito para compartilhar essa história com o público da ExpoBento e da Fenavinho. E, mais do que isso, convidar a todos para que venham vivê-la conosco", disse ao apresentar a peça conceitual da campanha.
O contexto para a realização da 20ª Fenavinho não poderia ser mais inspirador, na avaliação do coordenador da 20ª Fenavinho, Alexandre Miolo.
"Estaremos homenageando nossa história, a saga da imigração italiana, que está intimamente conectada com a história da nossa querida Festa Nacional do Vinho. Com os mesmos valores dos imigrantes italianos que desbravaram a região, seguimos, hoje, construindo nosso futuro. Acreditamos na força do trabalho e na união de esforços em busca de conquistas coletivas. O legado de nossos colonizadores, que está presente em cada garrafa de vinho elaborada pelas nossas vinícolas, vai aparecer em todos os detalhes da programação da 20ª Fenavinho – teremos a melhor combinação entre tradição e inovação, entre passado e futuro, em uma história que será vivida por todos", explicou.
Importância para o Município
Ao dar início a mais um capítulo importante na história, ExpoBento e Fenavinho consolidam sua contribuição para o desenvolvimento econômico e para fomentar o empreendedorismo em Bento Gonçalves, conforme destacou o presidente do CIC-BG, Carlos Lazzari.
"Em 2024, feira e festa foram os primeiros eventos que fomentaram a retomada da economia gaúcha após o desastre climático de maio e cumpriram um papel fundamental nesse movimento de recuperação. No próximo ano, seguramente continuarão prestando essa valiosa colaboração para o fomento econômico, para o fortalecimento do empreendedorismo, para a expansão do turismo e, assim, para o desenvolvimento de toda a microrregião", disse.
Diversidade para ser vivenciada
A proposta que conecta a 33ª ExpoBento e a 20ª Fenavinho às comemorações dos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul é muito forte e simbólica porque homenageia, também, todas as etnias que colonizaram a região e têm fundamental importância para que a Serra gaúcha tenha se construído com a força e representatividade que tem hoje, conforme destacou a Imperatriz da 20ª Fenavinho, Laura Caroline Pouluk Strozak, representando também as damas de honra Yasmin Luiza De Lima Barbacovi e Graziele Miszevski.
"Com tantos elementos, a 33ª ExpoBento e a 20ª Fenavinho certamente serão experiências inesquecíveis! Serão verdadeiramente experiências de inclusão, em todos os sentidos", disse Laura.
Uma história que se vive
Inspirada pelo tema 'Uma história que se vive!', o slogan da 33ª ExpoBento e da 20ª Fenavinho carrega a ideia de que a história não está apenas no passado, mas é continuamente vivida e atualizada através de nossas tradições, cultura e inovações. A proposta une passado e presente, mostrando que as experiências vividas na ExpoBento e Fenavinho celebram tanto as raízes quanto a evolução, convidando o público a ser parte ativa dessa jornada que molda nossa identidade.
O coração da peça está na troca de uma taça de vinho entre o senhor e a mulher, um gesto que simboliza a transmissão do conhecimento, das tradições e da cultura vitivinícola para as novas gerações.
Essa interação vai além da promoção dos eventos, pois celebra a harmonia entre tradição e inovação, convidando o público a refletir sobre o tema. E, claro, que representa a Fenavinho, que desde a retomada pelo CIC-BG, ocorre de forma conjunta com a ExpoBento.
Diretoria da 33ª ExpoBento
:: Diretor-geral César Anderle
:: Industrial Jonatas Ferrari e vice Gilson Rigo
:: Comercial Gustavo Predebon e vice Jaqueline Tonietto
:: Projetos Jussara Canabarro e vice Gabriel Dupont
:: Marketing Taciele Monteiro e vice Raquel Fronza
:: Eventos Vinícius Bortolo Buffon e vice Rodrigo Terra de Souza
:: Serviços Filipe Almeida e vice Vicente Tomasi
Comite da 20ª Fenavinho
:: Coordenador Alexandre Miolo
:: Diretoria de Enoturismo Maiquel Vignatti e Ana Possamai
:: Curadoria Vinícola Jones Valduga e Delphine Vasquez
:: Diretoria Cultural e Estrutural Arthur Dequigiovani
:: Diretoria dos Jogos Coloniais Vanessa Toresan e Edvaldo Gallon
:: Diretoria de Relações Sociais e Comunitárias Janaine Arpini e Julia Pasquali
Leia mais:
Hospital Geral, de Caxias, apresenta resultado da campanha das obras de ampliação
Sindiserv destaca o trabalho do servidor público pela comunidade de Caxias
Prefeitura de Caxias do Sul protocola projeto da lei orçamentária 2025
Avenida Rio Branco, Ana Rech, recebe novo asfaltamento durante à noite
Corede discute propostas para Consulta Popular em Caxias, Bento e Nova Prata
Tags:
Bento Gonçalves lazer negócios ExpoBento Fenavinho apresentam diretorias tema feira festa