Rosi Muterle orienta uma equipe de mais de 50 pessoas para auxiliar na preparação da farta gastronomia
redacao@serraempauta.com
04.07.2023 - 08h30min
A ex-rainha da Noite Italiana de Antônio Praso, Rosângela Muterle, 33 anos, será a responsável pela farta gastronomia do evento marcado para os dias 19 e 26 de agosto. Pelo terceiro ano – 2019, 2022 e 2023, Rosi, como é conhecida na cidade vai comandar uma equipe de 50 pessoas. Com a pandemia da covid-19 não houve a festa em 2020 e 2021.
No cardápio da 41ª Noite Italiana, o que chama atenção é a movimentação em torno de uma das principais atrações da festa, a farta gastronomia. Serão mais de 30 opções no cardápio, servido à vontade, incluindo frango à menarosto e à passarinho, polenta frita e brustolada, pepino, pão, queijos parmesão, colonial e coalho, salame e copa. Bolos, cucas, doces, biscoito colonial, grostoli, batata doce e frutas. Vinhos, suco de uva, refrigerantes, água e café. Para atender os visitantes serão 150 quilos de bolo, 300 quilos de frios, 500 quilos de queijo coalho, 1,2 mil quilos de polenta brustolada e frita, 130 quilos de pepino e 700 quilos de frutas, por noite.
Nascida em Antônio Prado, Rosi participou pela primeira vez da festa quando tinha 11 anos.
"Fiquei encantada", recorda.
Bisneta e neta de hoteleiros, desde criança sonhava em comandar o restaurante do hotel, tanto que com apenas sete anos já fazia panquecas. Porém, em 2010, antes de colocar em ação seus planos na gastronomia, recebeu o convite de concorrer a rainha da Noite Italiana, principal festa do Município.
"Foi uma experiência muito rica, me preparei e representei a cidade com muita dedicação e entusiasmo".
Dois anos depois, juntamente com o namorado, Alan Torresan, que por coincidência já havia atuado no restaurante da família dele, conseguiu realizar o sonho de cozinhar, assumindo o Restaurante do Vale.
"Descobri que era diferente do que eu imaginava, entendi que era preciso me atualizar e fazer diferente do que sempre foi feito".
Com a experiência adquirida o casal foi trabalhar em um restaurante de Ipê e realizar alguns eventos. Até que em 2019, Rosi recebeu uma ligação do CDL de Antônio Prado pedindo um orçamento para a Noite Italiana.
A reação da ex-rainha foi "deixa eu desmaiar de felicidade", conta. Enfim, a festa que a encantou quando era criança e depois quando foi rainha estava verdadeiramente em suas mãos.
Ela conta que não duvidou que conseguiria dar conta, mas havia uma grande expectativa porque por mais de 30 anos era feita pelas mesmas pessoas. Rosi teve mais um desafio de última hora, além da cozinha precisou assumir a churrasqueira para o preparo do frango. Deu tudo certo. Mais do que isso, surpreendeu os organizadores pela agilidade, sistematização dos processos, comando da equipe e pela entrega do serviço.
No ano passado, Rosi teve a ideia de inserir no buffet alguns rechauds para deixar aquecidos os pratos quentes durante a festa. Outra mudança foi preparar a polenta no Centro de Eventos e não mais fora como sempre era feito.
O bolo passou a ter o gosto caseiro e ganhou as versões de chocolate, laranja com mousse e fregolá com goiabada. Outro sucesso da edição passada foi a inclusão do bolinho de chuva.
A ex-rainha e cozinheira diz que a Noite Italiana "significa orgulho e satisfação pelo resultado e requer um trabalho incansável para bem receber os visitantes. Será mais uma vez uma grande festa", promete Rosi.
Leia mais:
Caxias realiza capacitação para atendimento a pacientes com autismo
Emenda garantirá a compra de parquinhos para escolas municipais de Caxias
CPI da Saúde é oficialmente instalada na Câmara de Caxias
União garante R$ 53 milhões para o custeio do Hospital Geral, em Caxias
Caxias recebe apresentações de teatro que discute sobre a doação de medula óssea
Tags:
Preparativos ex-rainha Rosi Muterle comanda cozinha Noite Italiana Antônio Prado