Últimas notícias de Caxias do Sul

Logotipo - Ex-presidente da Fucs nega conflito de interesses nas obras do HG, em Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Ex-presidente da Fucs nega conflito de interesses nas obras do HG, em Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter

CPI da Saúde

Ex-presidente da Fucs nega conflito de interesses nas obras do HG, em Caxias

Empresa de José Quadros dos Santos vendeu materiais para a construção da nova ala do Hospital Geral

Colunista - Redação

Redação

redacao@serraempauta.com
20.10.2023 - 10h34min

Luan Hagge/Câmara de Caxias/Divulgação
Foto Principal - Notícia

O ex-presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul (Fucs), José Quadros dos Santos, negou o conflito de interesses durante as obras de ampliação do Hospital Geral (HG). Ele se manifestou na quarta-feira (18) durante oitiva da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde, em funcionamento na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul.

banner-cetec-serraempauta.png

Quadros atuou como presidente da Fucs entre fevereiro de 2020 e maio de 2023. A fundação faz parte da gestão do Hospital Geral (HG). No período à frente da Fucs, por meio da sua empresa, ele vendeu materiais para a construção de ala do HG.

"Portanto, o ex-presidente considera ético que a empresa da qual ele é proprietário forneça materiais de construção para as obras da ala do HG, no mesmo período em que dirigia a Fucs", interpretou o vereador Alberto Meneguzzi (PSB), integrante da CPI.

Meneguzzi contou ter estudado a documentação enviada pela Fucs, após solicitação da própria comissão. Com base nas perguntas e nas respostas, ao longo das quase três horas da oitiva, o socialista estendeu o seu entendimento, compartilhado pelos demais colegas de CPI.

"O seu mandato está sob investigação. Até uma empresa de auditoria foi contratada. O senhor disse desconhecer o edital de concessão da ala do HG, embora o custeio da obra tenha ficado entre R$ 20 milhões e R$ 30 milhões", observou o vereador.

O socialista emendou: "o ex-presidente acaba de dizer que não há impedimento interno da Universidade de Caxias do Sul (UCS), para que a sua empresa seja impedida de vender ou fornecer materiais de construção à instituição. Desconhece qualquer sindicância interna para questionar a prática, tida por ele como normal. Não acredita em conflito de interesses.  Considerou-se um voluntário e que se sairia prejudicado, se não houvesse essa possibilidade de venda de materiais".

Em outro momento da oitiva, Meneguzzi indagou o porquê de o edital das obras do HG não ter sido público e com um processo de contratação de empresa por meio de consulta. Como resposta, Quadros disse que não era uma exigência.

O funcionamento da CPI está previsto para 150 dias, encerrando em 24 de novembro. Fonte: Câmara de Vereadores de Caxias.

Agenda de oitivas a partir de convocações confirmadas

:: 30/10 – 9h – Lara Sales Vieira Superindente do Hospital Pompéia
:: 30/10 – 14h – Sandra Maria Paim Della Giustina Barp – Presidente do Pio Sodalício das Damas de Caridade de Caxias do Sul
:: 31/10 – 14h – Denize Gabriela Teixeira da Cruz – Vice-presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Rio Grande do Sul (SERGS)
:: 13/11 – 9h – Baltira Luísa Rodrigues dos Santos - Ex-coordenadora de enfermagem da UPA Central.

Leia mais:
Caxias do Sul sedia etapa do circuito nacional de tênis de mesa
Iniciada pavimentação na RS-453, entre Garibaldi e Farroupilha
Simecs lança a campanha 'A indústria tá em tudo' na Mercopar
Câmara de Caxias do Sul concede Prêmio Darcy Ribeiro a educadores
Sinduscon Caxias promove o Summit da Construção Civil 2023

Tags:

CPI da Saúde ex-presidente Fucs José Quadros dos Santos nega conflito de interesses obra HG Caxias do Sul Câmara de Caxias do Sul