Daniel Guerra realizou nesta quarta-feira, sua primeira manifestação pública após o impeachment
andre.tajes@serraempauta.com
17.09.2020 - 12h02min
Em seu primeiro pronunciamento público após o impeachment ocorrido em dezembro de 2019, o ex-prefeito de Caxias do Sul, Daniel Guerra (Republicanos), atacou os 19 vereadores que votaram pela cassação de seu mandato, a Visate, alguns médicos servidores púbicos e a imprensa. Guerra também insinuou corrupção entre políticos e empresários caxienses, mas não citou nomes.
A primeira manifestação de Guerra era prometida para após a decisão da ação a anulatória do processo de impeachment que tramitava no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Em fevereiro, o STJ arquivou a ação proposta pela defesa do ex-prefeito. Com o pedido para retornar ao cargo negado pela Justiça, o ex-prefeito permaneceu em silêncio e discreto nos últimos meses.
O retorno de Guerra a vida pública aconteceu como mestre de cerimônias da convenção. Durante cerca de 50 minutos, criticou os adversários políticos, mas não apresentou nenhuma novidade sobre o impeachment e repetiu o discurso que seus ex-secretários escrevem nas redes sociais. Ele também anunciou os nomes dos pré-candidatos a prefeito e vice, Júlio Freitas e Chico Guerra, respectivamente, e citou os nomes dos 23 pré-candidatos a vereador da sigla.
Guerra venceu a eleição de 2016 com 148.501 mil votos, mas a expectativa pelo retorno pelas redes sociais parece não empolgou seus eleitores. Em sua página no Facebook, o máximo de pessoas que assistiram simultaneamente foram cerca de 450 pessoas. Quando iniciou a manifestação do pré-candidato a prefeito, Júlio Freitas, o número caiu para aproximadamente 200 visualizações. No YouTube do Republicamos, o desempenho foi pior com 326 visualizações.
Algumas declarações de Guerra
:: “O que é diálogo para essa turma? É dar dinheiro para as campanhas amigas e esperar que o “diálogo” seja atendido, depois, na prefeitura. É o rabo preso, é o poder econômico de algumas empresas e de alguns “engravatados” que, como sempre dissemos, tinham sala vip na prefeitura antes do nosso governo.”
:: “Se querem a prova, convido os caxienses a consultarem quem são os doadores da campanha derrotada em 2016. Antecipo, são os mesmos que queriam sempre o tal “diálogo.”
:: “Impedir um governo eleito sem que este tenha cometido qualquer crime não tem lugar na Democracia. Quem não respeita o voto do eleitor, não merece o voto do eleitor.”
:: “Democracia é o respeito à decisão da maioria. Não cabia aos vereadores de Caxias do Sul, movidos por estranhas intenções e por uma relação de amor inexplicável com a Visate, passar por cima da decisão dos eleitores.”
:: “O cheiro que hoje sai da prefeitura não é bom, e a nossa cidade sente isso. O fetiche do corrupto bem-sucedido não pode ser aceito pelos caxienses.”
:: “O projeto que foi eleito será retomado e seguirá firme.”
Foto: Facebook/Reprodução/Divulgação.
Tags: