Últimas notícias de Caxias do Sul

Logotipo - \
Logotipo - \
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter

Estado

"Eu sou gay. E tenho orgulho disso", afirma Eduardo Leite

Veja algumas reações dos políticos caxienses sobre o governador

Colunista - André Tajes

André Tajes

andre.tajes@serraempauta.com
02.07.2021 - 09h24min

André Tajes/Serra em Pauta
Foto Principal - Notícia

O governador Eduardo Leite (PSDB), 36 anos, assumiu publicamente que é homossexual. A revelação foi feita ao jornalista Pedro Bial, e exibida no programa Conversa com Bial, nesta quinta-feira (1º).

banner-cetec-serraempauta.png

"Eu sou gay. E sou um governador gay, e não um gay governador, tanto quanto Obama nos Estados Unidos não foi um negro presidente, foi um presidente negro. E tenho orgulho disso".

Leite foi alvo de ataque homofóbico na campanha eleitoral ao Governo do Estado. Na oportunidade, houve a divulgação nas redes sociais de uma foto editada com seu irmão insinuando que seria seu namorado. A campanha desmentiu a notícia falsa e publicou a foto original de Leite com os irmãos e mãe.

No final de noite de ontem, Leite agradeceu as mensagens de apoio em uma breve manifestação no Twitter:

"As inúmeras mensagens de carinho e apoio que estou recebendo me deixam absolutamente seguro: o amor vai vencer o ódio! Muito muito muito obrigado a todos!".

A revelação do governador repercutiu nas redes sociais. Confira algumas manifestações de lideranças caxienses. A reportagem pediu uma manifestação do prefeito, Adiló Didomenico e a vice, Paula Ioris, ambos do PSDB, e também do presidente da Câmara de Vereadores, Velocino Uez (PTB).

As manifestações

:: "#Orgulho. Sincero, competente e transparente". Marisol Santos, vereadora.

:: "Não concordo com a política econômica mas respeito a atitude. Que todos possamos ser quem somos de verdade". Denise Pessôa, vereadora.

:: "Apesar das divergências políticas, parabéns pela atitude @EduardoLeite_. A manifestação do governador só deveria suscitar respeito. Qualquer coisa além disso é preconceito e intolerância e deve ser combatido!". Lucas Caregnato, vereador.

:: "Tipo o ‘véio’ da Havan (empresário Luciano Hang) assumir que é careca". Wagner Petrini, vereador, em mensagem compartilhada.

:: "É uma questão de foro íntimo. A nós cabe respeitar como a qualquer outro ser humano". Adiló Didomenico, prefeito de Caxias do Sul.

:: "O governador é e sempre foi uma pessoa inspiradora. Tem como marca a coragem, o respeito e a inteligência. Penso que essa atitude dele reflete todas essas características". Paula Ioris, vice-prefeita de Caxias.

:: "Todos somos seres humanos e assim devemos ser tratados. Respeito à vida, à orientação sexual e às escolhas das pessoas (desde que não causem injustiças), sejam essas pessoas públicas ou não, é fundamental para a convivência e o crescimento de uma comunidade. O governador tem todo o direito de se expressar nesse sentido e de ser feliz". Velocino Uez, presidente da Câmara de Vereadores de Caxias.

Leia também:
Vereador do PDT, de Caxias, reforça pedido de patrocínio à Caixa para lar de idosos
Pessoas de 44 e 45 anos serão vacinadas contra covid-19 neste sábado, em Caxias
Sindiserv de Caxias mobiliza servidores contra reformas da Previdência e Administrativa
Câmara de Caxias arquiva denúncia contra vereador Alexandre Bortoluz
Luminárias de LED são instaladas na área central de Flores da Cunha
Suplente do PCdoB tomará posse como vereadora nesta quinta-feira

Tags:

Estado Eduardo Leite