Siga nossas redes sociais
Logotipo - Etapa inicial de diagnóstico da Maesa é apresentada para vereadores de Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Etapa inicial de diagnóstico da Maesa é apresentada para vereadores de Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Cidade

Etapa inicial de diagnóstico da Maesa é apresentada para vereadores de Caxias

Relatório também contempla o potencial e as vocações do prédio histórico

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

André Tajes/Serra em Pauta
Foto Principal - Notícia

Os vereadores da Câmara Municipal de Caxias do Sul participaram nesta segunda-feira (16), da reunião online, de apresentação da primeira etapa de diagnóstico, indicação do potencial e vocações do Complexo Cultural e Turístico Maesa, na estrutura da antiga Metalúrgica Abramo Eberle S.A. A reunião foi conduzida pelos arquitetos e urbanistas, Matias Vazquez e Taísa Festugato, da Vazquez Arquitetos, empresa vencedora da licitação para a execução dos serviços técnicos, relativos a patrimônio histórico e cultural, para a elaboração do Plano Geral do Conjunto Edificado Maesa.

No início do encontro, Vazquez ponderou que o material entregue é apenas a primeira etapa do plano geral e está disponível no site da Prefeitura de Caxias do Sul para a consulta da população. Segundo ele, a partir desse diagnóstico inicial, é possível realizar um debate mais profundo entre a comunidade caxiense e os poderes Executivo e Legislativo, além de ampliar a visão do que significa a Maesa.

A apresentação do relatório ficou a cargo da arquiteta Taísa Festugato. De acordo com ela, o diagnóstico é a etapa de interpretação dos espaços e consiste em indicar possíveis usos para cada compartimento, parte ou pavilhão, considerando acessos, forma, dimensões e estado de conservação geral. O estudo levou em conta o programa de necessidades fornecido pela Prefeitura, baseado nos trabalhos desenvolvidos pela Comissão Especial para Análise de Uso do Prédio da Maesa, de 2015.

Leia mais:
Escritório entrega diagnóstico sobre estrutura do prédio da Maesa, de Caxias
Escritório de arquitetura apresenta diagnóstico preliminar do plano geral da Maesa, de Caxias

O Programa Necessidade do Município, reorganizado pela Secretaria de Planejamento (SEPLAN), apresenta cinco macro vocações para o complexo: Administração Pública (espaços destinados para as futuras secretárias e órgãos municipais); Arte e Cultura (engloba espaços para atividades culturais, bem como espaço para ensino e produção de artigos culturais); Memória e Patrimônio (destina espaços para mostrar a história da metalurgia com exposição dos equipamentos e peças tombadas com o conjunto); Lazer e Gastronomia (espaços destinados para um Mercado Público, com lojas, bancas, restaurantes, bares e cafés); Administração Maesa (engloba espaços para infraestrutura do complexo e escritórios da Administração).

Taísa explicou que, a partir de análise crítica do sítio arqueológico, suas histórias e relações urbanas e sociais, foi realizada a definição de princípios que deveriam guiar as futuras decisões. A avaliação do conjunto atendeu a critérios de salvaguarda do Conselho de Patrimônio Histórico e Cultural (Compahc), a fim de definir diretrizes e potencialidades. Também foram delineados princípios para a restauração do prédio, que contempla, por exemplo, a integração dos equipamentos históricos ao conjunto, reforçando o caráter fabril do sitio arqueológico, entre outros itens.

Após a apresentação das potencialidades e características dos 19 blocos físicos da Maesa, elencados pela empresa, o relatório expõe as conclusões da etapa de diagnóstico e os possíveis impactos da realização de Operação Urbana Consorciada, ligada às parcerias público-privadas (PPPs).

Para o vereador Rafael Bueno (PDT), que preside a Frente Parlamentar "A Maesa É Nossa", a principal preocupação é com a segunda etapa – a discussão do plano de ocupação da Maesa. O pedetista se mostrou satisfeito com a informação trazida na reunião sobre a possibilidade de que uma Operação Urbana Consorciada (OUC) pode ser levada em conta para a ocupação do prédio.

Também estiveram presentes na reunião o presidente da Casa, Velocino Uez (PTB), os vereadores Felipe Gremelmaier (MDB), José Dambrós (PSB), Lucas Caregnato (PT), Marisol Santos (PSDB), Maurício Scalco (Novo), Olmir Cadore (PSDB), Renato Oliveira (PCdoB), Sandro Fantinel (Patriota) e Tatiane Frizzo (PSDB). Representando o Executivo, estavam a vice-prefeita, Paula Ioris (PSDB), a secretária da Cultura, Aline Zilli, a secretária do Planejamento, Margarete Bender, o secretário do Esporte e Lazer, Gabriel Citton, o diretor-presidente do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), Gilberto Meletti, e a comissão da Gestão Territorial da SEPLAN, composta pelos arquitetos e urbanistas Cristian Deboni de Lima, João Henrique Ramos, Maristela Guareschi e Tiago Sozo Marcon.

Leia também:
TRE julga nesta terça-feira pedidos de cassação do prefeito e vice de Bento Gonçalves
Assembleia intermedia processo de tombamento do Moinho Covolan, de Farroupilha
Comissão provisória do PDT avalia primeiro mês de mandato
Ex-governador prestigia encontro de Juventude do MDB em Caxias
Sindiserv decide em assembleia realizar greve do setor público na quarta-feira

Tags:

Cidade Prefeitura de Caxias do Sul plano geral zoneamento uso vereadores Maesa Caxias do Sul