Sistemas contratados pela Secretaria da Educação serão implementados em até 30 dias
redacao@serraempauta.com
21.06.2021 - 11h06min
Os alunos da rede municipal de ensino de Caxias do Sul terão à disposição uma biblioteca digital 24 horas. O serviço será oferecido pelas empresas Árvore de Livros e Elefante Letrado e o valor aportado pelo Município é de R$ 2,6 milhões. A implementação e customização do serviço ocorrerão em até 30 dias e a licença de software será pelo período de 12 meses. A assinatura do contrato do serviço ocorreu na sexta-feira (18) pelo prefeito Adiló Didomenico (PSDB), que estava acompanhado da vice-prefeita Paula Ioris (PSDB) e da secretária da Educação, Sandra Negrini.
O acesso e a visualização de conteúdo eletrônico estarão disponíveis em dispositivos variados, como computadores, notebooks, tablets e smartphones. A plataforma Árvore de Livros possibilita que uma biblioteca digital funcione durante as 24 horas por dia e que os alunos não precisem esperar na fila para pegar um determinado livro. Também permite o acompanhamento online dos estudantes pelos educadores, consolidando-se como ferramenta para professores, diretores e dirigentes da rede de ensino acompanharem o comportamento do leitor. O serviço desta plataforma contém livros de todas as categorias, literatura e publicações de jornais e revistas. O acervo estará disponível para todas as faixas etárias de estudantes.
Já a plataforma de leitura digital Elefante Letrado possui acervo de literatura infantil com variados gêneros textuais de diversos autores. Além disso, permite a gravação da leitura dos estudantes. O acervo deverá ser organizado na plataforma por classificação que atenda aos diferentes níveis de desenvolvimento de alunos do 1º ao 5º ano.
Após agradecer o trabalho da equipe da secretaria da Educação, o prefeito assegurou que a meta do governo é de sempre dar prioridade aos investimentos em saúde e educação.
"São áreas fundamentais para a qualidade de vida da população. Este aporte em acesso digital para leitura e trabalho dos professores nos dá a certeza de estarmos no caminho certo, com melhoria na educação da rede pública", assinalou.
A vice-prefeita reforçou que o momento era gratificante pela entrega de um serviço que repercutirá de forma positiva no desenvolvimento dos estudantes.
"Proporcionar o acesso à educação é uma forma de diminuirmos a desigualdade nas próximas gerações", observou.
A secretaria Sandra Negrini destacou a alegria pela conquista de um acervo importante para os estudantes da rede municipal de ensino. Segundo ela, o acesso a uma biblioteca digital não invalida a importância de uma estrutura em espaço físico.
"Ao contrário, ter este acesso digital incrementa o interesse e acesso pelos livros", assinalou.
Também participaram do ato, o vereador Adriano Bressan (PTB), representando o Legislativo; Maicon da Silva Lovato, da empresa Árvore de Livros; presidente do Instituto de Leitura Quindim, Volnei Canônica; diretores da Secretaria da Educação, Marcos Antônio da Silva e Sandra Teresinha Kuhn, além do bibliotecário Marcelo Ribeiro Bohm e a gerente financeira Ariane Cristina Spohr Osmainchi; e o diretor da Biblioteca Pública Municipal, Cássio Felipe.
Leia também:
Frente parlamentar da Câmara de Caxias debate pedágios na próxima quarta
Pedágio Solidário arrecada 500 quilos de alimentos na Praça Dante
Clube Gaúcho, de Caxias, recomeça uma nova história
Caxias inicia vacinação para caminhoneiros, motoristas e cobradores do transporte coletivo
Câmara de Caxias aprova projeto para tornar de utilidade pública o MobiCaxias
Tags:
Executivo Prefeitura de Caxias do Sul biblioteca digital Secretaria da Educação Caxias do Sul